Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EXCLUSIVO-Vale e MG ficaram sem acordo por Brumadinho por diferença de R$11 bi, diz fonte

Placeholder - loading - Capacete com logotipo da Vale visto em meio a rejeitos de mineração após ruptura de barragem da companhia em Brumadinho (MG) REUTERS/Washington Alves
Capacete com logotipo da Vale visto em meio a rejeitos de mineração após ruptura de barragem da companhia em Brumadinho (MG) REUTERS/Washington Alves

Publicada em  

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A mineradora brasileira Vale e autoridades estaduais reduziram sua lacuna em negociações por um possível acordo global para reparação de danos pelo desastre de Brumadinho para 11 bilhões de reais, antes que as conversas fossem encerradas sem sucesso na véspera, afirmou uma fonte próxima do assunto.

Autoridades de Minas Gerais haviam aceitado reduzir o valor a ser pago pela Vale para 40 bilhões de reais, ante 54 bilhões pedidos previamente, disse a fonte, que falou na condição de anonimato. A Vale ofereceu 29 bilhões de reais, disse a pessoa, o que levou ao fracasso na busca por um acerto.

Ao encerrar as negociações na quinta-feira, o governo de MG deu um último prazo de até 29 de janeiro para que a Vale apresente uma nova proposta, mas informou que nenhuma outra reunião de mediação seria realizada. Caso não cheguem a um entendimento, o processo retornará para julgamento na primeira instância na Justiça.

Minas Gerais almejava fechar um acordo antes que o rompimento fatal de barragem da Vale em Brumadinho complete dois anos, na próxima segunda-feira. A tragédia deixou cerca de 270 pessoas mortas, além de ter atingido a cidade, mata e instalações da própria mineradora.

Procurada, a Vale reafirmou posicionamento enviado na véspera, de que continuará a cumprir integralmente sua obrigação de reparar e indenizar as pessoas, bem como de promover a reparação do meio ambiente, independentemente de haver condenação ou acordo.

'Até o momento, a empresa destinou cerca de 10 bilhões de reais para estes fins... A Vale reitera sua confiança no Poder Judiciário', disse, em nota.

Em agosto de 2020, o governo de Minas Gerais, o Ministério Público e a Defensoria Pública estaduais haviam apresentado à Justiça petição de pagamento por parte da Vale de 54,6 bilhões de reais, sendo 28 bilhões a título de danos morais coletivos e sociais e 26,6 bilhões a título de compensação socioeconômica à sociedade mineira.

Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União e Advocacia-Geral da União também foram signatários da petição.

O pedido foi negado e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais vinha, desde então, mediando as tentativas de acordo em audiências de conciliação entre as partes, conforme informações no site do governo de MG.

A fonte detalhou que o montante buscado pelo acordo seria empenhado em projetos visando reparações relacionadas a questões hídricas, de saúde e meio ambiente, dentre outras.

No entanto, os valores ofertados pela Vale, uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo, foram considerados insuficientes para garantir a recomposição dos danos causados à população atingida e ao Estado de Minas Gerais, segundo afirmou o secretário-geral do Estado, Mateus Simões, a jornalistas na quinta-feira.

(Por Marta Nogueira)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia Adele conta a história de “Hello”

Adele conta a história de “Hello”

Adele, em entrevista à revista ELLE, contou as histórias de suas composições. A estrela dividiu suas inspirações e experiencias ao mergulhar na criatividade para criar as mais belas músicas.

“Eu acho que minhas letras provavelmente mudaram ao longo do tempo em questão de crescimento de vocabulário, considerando que comecei com 19 anos. Definitivamente eu li mais LINK desde aquela época, então acho que minha imaginação floresceu”, contou Adele.

“Eu lembro, quando tinha 19 anos, que eu usava muito a palavra ‘por que’. É tão preguiçoso. Uma vez eu estava em um estúdio com a Sia e ela medisse para não usar essa palavra assim, para não ser preguiçosa”.

Easy On Me

“Ela me fala sobre o quão perdida eu estava quando eu saí de meu casamento. Muitos amigos eu estavam comigo nesse período da sua vida disseram que eu tinha que pegar leve comigo e não me cobrar tanto de minhas decisões e coisas assim. Me diziam que eu tinha que me dar um tempo e era realmente isso”, contou a cantora sobre o processo para compor esse sucesso.

Hello

“A canção fala sobre um estranhamento comigo mesma. Eu falava da mudança que minha vida tinha sofrido com a fama e com a chegada de um filho. Quando um filho chega ele muda todas as suas perspectivas e essa música é sobre isso. É uma pergunta de quem sou eu, mas não me sinto mais assim”, explicou a cantora, que diz ser uma ótima canção

Chansing Paper

“Eu tinha terminado com meu namorado e correndo para arrumar uns papéis na cidade e ninguém estava atras de mim, falando de relacionamentos, então era só eu atrás dos papeis”, contou Adele

All I Ask

“Tão dramática, eu escrevi essa música com Bruno Mars e foi um dos melhores momentos da minha vida. Ela fala sobre como pessoas que se amam em um relacionamento podem acabar se odiando tanto. Ela também fala sobre o fechamento que precisa ter no final de uma relação”.

A cantora também falou de outras canções e você pode ver a entrevista inteira a baixo.

Veja também

GEORGE EZRA DIZ QUE PODE SE AFASTAR DOS HOLOFOTES DEPOIS DE SUA TURNÊ

“LINKEE”: JOGO GANHA NOVA VERSÃO DO CANTOR NICK JONAS

8 H
  1. Home
  2. noticias
  3. exclusivo vale e mg ficaram …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.