Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Exercício físico pode beneficiar o coração

Segundo estudo, praticar atividades físicas pode reduzir a gravidade do infarto

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Exercício físico pode beneficiar o coração"

Publicada em  

Segundo estudo, uma única sessão de exercício pode gerar efeitos imediatos e proteger o coração por até 5 dias.

A pesquisa, que foi liderada por um especialista britânico, foi publicada no periódico da Associação Médica Americana. Uma série de estudos foram analisados. Nos experimentos, animais foram induzidos a terem ataques cardíacos, bloqueando uma artéria do coração. Posteriormente, foi avaliada a gravidade do infarto.

Roedores que tinham acabado de praticar atividades físicas foram comparados com outros cobaias os quais nunca se exercitavam. De acordo com especialistas, todos os estudos mostraram que uma única sessão de exercício levou a um ataque cardíaco menos grave. Além disso, efeitos podem durar de quatro a cinco dias. Pois, praticar atividades físicas libera uma substância que reduz a gravidade do infarto.

No entanto, esses estudos não podem ser realizados em humanos, tendo em vista as condições que os bichos foram submetidos. Por isso, é necessário que a comunidade científica encontre outros métodos para confirmar esses resultados.

Em uma das pesquisas, cientistas coletaram amostras de sangue em humanos após um período de descanso e depois de fazer exercício. O material foi colocado na corrente sanguínea de coelhos. Depois, houve novamente uma imitação de um ataque cardíaco. Assim como o que ocorreu com os roedores, aqueles que receberam as amostras após a prática de exercícios tiveram infartos de menor gravidade. Em comparação com o primeiro grupo, os coelhos que receberam o sangue humano após o período de descanso tiveram essa condição mais agravada.

As cobaias foram submetidas, na maioria das vezes, às sessões de atividades físicas de alta a moderada intensidade por aproximadamente uma hora.


Em novos estudos devem ser avaliados pormenores, como os níveis diferentes de benefícios que exercícios, com duração diversa, podem trazer.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. exercicio fisico pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.