Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Exercício pode ser um forte aliado no combate à hipertensão

Pesquisa recente mostrou que, no caso de pessoas com pressão alta, as atividades físicas surtiram efeito tão positivo quanto os medicamentos

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Exercício pode ser um forte aliado no combate à hipertensão"

Publicada em  

Segundo publicação do jornal latino-americano, ''El periódico de México’’, os exercícios podem ser tão eficientes como o uso de medicamentos receitados para diminuir a pressão arterial alta (140 mm Hg). É isso que aponta uma pesquisa, uma análise combinada dos dados disponíveis, publicada na edição digital de 'British Journal of Sports Medicine'.

Esse, aliás, é considerado o primeiro estudo que aborda o tema.

Os pesquisadores, no entanto, advertem que não existem muito ensaios comparativos diretos sobre a atividade física e os remédios que baixam a pressão arterial alta.

Segundo o autor principal, Huseyin Naci, do Departamento de Política de Saúde da Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres, Inglaterra, os resultados não devem de forma alguma motivar os pacientes a deixar de ingerir os medicamentos, e eles não devem se pautar apenas pelo sucesso da prática esportiva, neste momento. O indicado é que esse público possa ser impulsionado a aumentar os níveis de exercícios físicos realizados.

A tarefa pode reduzir a pressão arterial sistólica, a quantidade de pressão nas artérias quando o coração está batendo, e isso se expressa como o número mais elevado em qualquer leitura de pressão arterial.


Para tentar entender a relação, os cientistas agruparam os dados de 194 ensaios clínicos que analisavam o impacto dos remédios na redução da pressão arterial sistólica e 197 ensaios que avaliaram a influência do exercício estruturado em um total de 39.742 pessoas.

Atividades de resistência, o que inclui caminhar, trotar, correr, andar de bicicleta e nadar, e treinamento intervalado de alta intensidade; resistência dinâmica, como treinamento de força são todas consideradas estruturadas.

Foram feitas três séries de análises: todos os tipos de exercício foram comparados com todas as classes de medicamentos para reduzir a pressão arterial; diferentes tipos de exercício comparados com distintos tipos de remédios; e variadas intensidades de atividade física com diversificadas doses de medicações. Além disso, as avaliações foram repetidas em um grupo de ensaio de com voluntários que tinham pressão alta.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. exercicio pode ser um forte …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.