Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Falha técnica de drones impede ambientalistas de paralisarem operações de Heathrow

Placeholder - loading - Ativistas Valerie Milner-Brown e Linda Davidsen seguram drones perto do aeroporto de Heathrow, em Londres 12/09/2019 REUTERS/Henry Nicholls
Ativistas Valerie Milner-Brown e Linda Davidsen seguram drones perto do aeroporto de Heathrow, em Londres 12/09/2019 REUTERS/Henry Nicholls

Publicada em  

Por Alistair Smout e Peter Nicholls

LONDRES (Reuters) - Ativistas contra a mudança climática que esperavam interromper nesta sexta-feira as operações do aeroporto londrino Heathrow, o mais movimentado da Europa, não conseguiram levar o plano adiante devido a uma falha técnica que impediu seus drones de decolar.

Em dezembro, drones avistados perto do aeroporto de Gatwick, também em Londres, impediram a decolagem de centenas de aviões, e o grupo Heathrow Pause pretendia provocar um caos semelhante nesta sexta-feira para pressionar o governo a adotar medidas mais duras para reduzir as emissões de carbono.

Mas os operadores de Heathrow informaram que o aeroporto continuava 'aberto e em pleno funcionamento, apesar das tentativas de transtornar o aeroporto com o uso ilegal de drones em um protesto nas proximidades'.

'Concordamos com a necessidade de ação contra a mudança climática, mas uma atividade de protesto ilegal concebida com a intenção de atrapalhar milhares de pessoas não é a resposta', disse uma porta-voz.

Um fotógrafo da Reuters viu o ativista irlandês James Brown, ex-atleta paralímpico cego, ser preso. Ele ergueu o drone, ao invés de tentar fazê-lo voar, e se entregou à polícia no Terminal 2.

O Heathrow Pause disse que realizou um voo com um drone de brinquedo, mas que outras tentativas foram menos bem-sucedidas. O grupo transmitiu ao vivo pela internet suas atividades do início da manhã perto do aeroporto e disse que seus drones foram prejudicados pela sobrecarga de sinais.

'Temos um probleminha técnico. O drone não está voando', disse um ativista não identificado no vídeo enquanto outro segurava a aeronave no ar.

Determinada a impedir transtornos, a polícia invocou poderes especiais para afastar pessoas da área ao redor do aeroporto até a manhã de domingo.

'Foi implantada a ordem de evitar atividades criminosas que representem um risco significativo à segurança e à proteção do aeroporto', disse a corporação em um comunicado.

Nesta sexta-feira, a polícia prendeu dois homens no aeroporto devido à suspeita de conspiração para causar transtorno público, e disse que sete outras foram presas desde quinta-feira.

O Heathrow Pause é um grupo dissidente do Extinction Rebellion, que interditou ruas do centro de Londres neste ano, e havia dito que os drones não voariam acima da altura de uma cabeça e que não pretendiam ameaçar vidas.

As viagens aéreas só representam 2,5% das emissões globais de carbono, mas a indústria está tentando conciliar os planos de crescimento das linhas aéreas com uma promessa de reduzir tais emissões.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. falha tecnica de drones …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.