Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Falta de motivação interfere diretamente no emagrecimento

Um estudo recente apontou que a falta de motivação pode prejudicar diretamente o emagrecimento.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Falta de motivação interfere diretamente no emagrecimento"

Publicada em  

Um estudo recente publicado no periódico científico International Journal of Obesity mostrou que a motivação é essencial na luta contra a balança – capaz de potencializar em até 5 vezes a perda de peso.

Pesquisadores da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, descobriram que o Treinamento de Imagem Funcional (FIT, na sigla em inglês) pode fazer com que o indivíduo visualize com maior clareza seus resultados, o que o mantém mais motivado a manter a alimentação equilibrada e não desistir dos exercícios físicos.

“O FIT tem como objetivo principal encorajar alguém a criar as imagens de como as mudanças podem ser sentidas, como podem ser alcançadas e mantidas, mesmo quando surgem desafios”, explicou Linda Solbrig, co-autora da pesquisa, ao site especializado Medical News Today.

Na terapia cognitivo-comportamental, já bastante comum nos consultórios de psicologia, o paciente recebe aconselhamento que o permite verbalizar o que o motiva a mudar. Já no FIT, o ele é ensinado a visualizar, da forma mais realista possível, a conquista e outros objetivos que podem ser alcançados através dela.

Na comparação entre as duas modalidades, as pessoas submetidas ao FIT perderam cerca de 4 quilos a mais. A circunferência da cintura também foi mais reduzida: 4,3 centímetros a mais ao longo de seis meses. E essa não foi a única conquista: ao fim de 12 meses, a perda de peso alcançou quase 6,5 quilos.

“É fantástico que as pessoas percam significativamente mais peso nesta intervenção, pois, ao contrário da maioria dos estudos, que não fornecia aconselhamento ou educação sobre dieta/atividade física, onde as pessoas eram completamente livres para escolher e apoiadas naquilo que queriam fazer e, portanto, seguiam o que o regime prescrevia”, comentou Linda.

O treinamento de imagem funcional, segundo os especialistas, foi mais eficaz pois usa imagens multissensoriais, que estimulam os participantes a imaginar tudo que poderiam fazer depois de perder peso. O estudo indica que a técnica é muito eficaz no caso de pessoas que perdem a motivação facilmente.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. falta de motivacao interfere …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.