Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ibram vê minério de ferro em faixa de US$100 a US$115/t até o fim do ano

Placeholder - loading - REUTERS/Danish Siddiqui
REUTERS/Danish Siddiqui

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que representa as mineradoras no Brasil, prevê que os preços do minério de ferro devem se manter na faixa de 100 a 115 dólares por tonelada até o fim do ano, enquanto o governo chinês atua com medidas para estimular a sua economia, disse o diretor de Sustentabilidade, Julio Cesar Ferreira.

'O governo chinês não vai deixar a economia cair muito, ele não deixando a economia cair muito, o preço vai se manter então nessa faixa', afirmou o executivo, durante coletiva de imprensa para comentar o resultado da indústria mineral no terceiro trimestre.

'A crise imobiliária chinesa afetou muito esse início de trimestre, nos meses de julho e agosto principalmente. Como houve essa posição firme do governo chinês de colocar um volume de recursos significativos para recuperar essa parte da economia, que é importante para a compra do minério de ferro, então a gente espera essa manutenção.'

As exportações brasileiras de minério de ferro registraram recuo de 3,2% na receita no terceiro trimestre ante igual período de 2022, a 8 bilhões de dólares, apesar de um avanço de 3,4% dos volumes embarcados pelo país no mesmo período, segundo dados do Ibram.

'Houve um aumento da quantidade, mas relacionado principalmente ao uso de estoques... o que pode ter acontecido é que durante o trimestre houve uma volatilidade muito grande nos preços, então muitos contratos podem ter sido feitos na baixa dos preços', disse Ferreira.

No terceiro trimestre, os volumes embarcados da commodity somaram 104,9 milhões de toneladas, segundo o Ibram.

Na véspera, a Vale informou que sua produção de minério de ferro recuou 3,9% no terceiro trimestre ante igual período de 2022, para 86,24 milhões de toneladas, enquanto a comercialização cresceu 6,6% na mesma comparação, com a venda de estoques do primeiro semestre e condições favoráveis do mercado.

As vendas de finos de minério de ferro da Vale somaram 69,71 milhões de toneladas entre julho e setembro, ante 65,38 milhões de toneladas no mesmo período de 2022, após a companhia ter passado por restrições no embarque no Terminal Ponta da Madeira, no Maranhão, no primeiro trimestre do ano, com impacto de fortes chuvas.

SETOR MINERAL

O faturamento do setor mineral alcançou 53,9 bilhões de reais no terceiro trimestre deste ano, um recuo de 28,9% ante igual período do ano anterior, mostraram dados do Ibram, que representa empresas como Vale, Gerdau, ArcelorMittal e Mosaic.

As exportações do segmento somaram 108,4 milhões de toneladas entre julho e setembro, alta de 3,3% em relação ao mesmo intervalo de 2022. Já a receita com os embarques somaram 11,1 bilhões de dólares, queda de 4,5%, disse o Ibram.

A arrecadação de royalties da mineração, a chamada Cfem, somou 1,5 bilhão de reais no terceiro trimestre do ano, queda de 23% versus um ano antes, segundo o Ibram.

Ferreira disse ainda que o instituto está revisando atualmente sua projeção de investimentos quinquenal do setor mineral, que atualmente está estimada em cerca de 50 bilhões de dólares até 2027. Segundo ele, provavelmente o montante a ser anunciado para o período entre 2023-2028 deverá ficar entre 48 bilhões e 50 bilhões de dólares.

(Por Marta Nogueira)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. faturamento do setor mineral …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.