Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fauci diz que EUA devem se ater a estratégia de duas doses de vacinas da Pfizer e da Moderna

Placeholder - loading - Anthony Fauci na Casa Branca 21/01/2021 REUTERS/Jonathan Ernst
Anthony Fauci na Casa Branca 21/01/2021 REUTERS/Jonathan Ernst

Publicada em  

(Reuters) - Os Estados Unidos devem se ater a uma estratégia de duas doses para as vacinas contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech e da Moderna, disse o doutor Anthony Fauci, o principal especialista em doenças infecciosas do país, ao jornal Washington Post.

Fauci disse que adiar uma segunda dose para inocular mais norte-americanos cria riscos.

Ele alertou que mudar para uma estratégia de uma única dose das vacinas poderia deixar as pessoas menos protegidas, permitir que variantes se disseminem e possivelmente aumentar o ceticismo dos norte-americanos já hesitantes para tomar a vacina.

'Existem riscos dos dois lados', disse Fauci, segundo uma reportagem do Washington Post publicada na noite de segunda-feira.

'Estamos dizendo às pessoas que (duas doses) é o que deveriam fazer... e depois dizemos 'opa, mudamos de ideia?'', disse Fauci. 'Acho que isso seria um ruído na comunicação, para dizer o mínimo.'

Ele acrescentou que conversou na segunda-feira com autoridades de saúde do Reino Unido que optaram por adiar as segundas doses por priorizarem dar às pessoas mais doses mais rapidamente. Fauci disse que esta estratégia não faria sentido nos EUA.

Ele disse que a ciência não justifica o adiamento de uma segunda dose destas vacinas, citando pesquisas segundo as quais um regime de duas doses cria proteção suficiente para ajudar a conter variantes do coronavírus que são mais transmissíveis, enquanto uma única dose poderia sujeitar os norte-americanos ao risco de variantes como aquela detectada na África do Sul.

'Não se sabe o quão durável esta proteção é', explicou.

No domingo, Fauci disse que está incentivando seus compatriotas a aceitarem qualquer uma das vacinas contra Covid-19 disponíveis, incluindo a recém-aprovada da Johnson & Johnson.

O governo dos EUA autorizou a vacina de dose única da Johnson & Johnson no sábado, tornando-a a terceira à disposição no país depois daquelas da Pfizer/BioNTech e da Moderna, que exigem duas doses.

A Covid-19 já cobrou mais de meio milhão de vidas nos EUA, e Estados estão suplicando por mais doses para conter casos, hospitalizações e mortes.

(Por Kanishka Singh em Bengaluru)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fauci diz que eua devem se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.