Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fazer check-up médico pode prevenir várias doenças

Exames preventivos podem diagnosticar precocemente inúmeras doenças e ajudar a salvar vidas.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Fazer check-up médico pode prevenir várias doenças"

Publicada em  

Há quem pense que o check-up médico é sinônimo de perda de tempo e de dinheiro. No entanto, são esses exames básicos que podem detectar precocemente inúmeras doenças fatais, como as cardiovasculares e o câncer.

Há o consenso que ninguém deve deixar de realizar as avaliações médicas periódicas. E isso deve ocorrer desde cedo: crianças devem visitar anualmente o pediatra, assim como adolescentes devem ir ao ginecologista a partir da puberdade. Para os adultos, o check-up de prevenção de doenças crônicas deve ser feito a partir dos 30 anos, ou antes, caso haja alguma dúvida ou sintoma.

No Brasil, as doenças cardiovasculares são as mais fatais, seguidas do câncer. Quem tem histórico familiar de infartos, derrames, angioplastias coronárias, cirurgias de pontes de safena ou mamária e doenças cardíacas congênitas deve estar mais atento ainda.

Geralmente, são dois os tipos de exames preventivos disponíveis: o executivo, em que se faz uma bateria de exames e consultas de diferentes especialidades em apenas um dia, e o individualizado, no qual o cardiologista ou clínico, em uma consulta, solicita os exames pertinentes às necessidades de cada paciente.

Há check-ups que se adaptam a cada estilo de vida e condição financeira. Mas eles não devem, em hipótese alguma, deixar de serem feitos. Afinal, é com um diagnóstico precoce que muitas dores de cabeça são evitadas.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fazer check up medico pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.