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Festas Juninas devem movimentar 76% a mais na economia do Brasil em 2023

Do turismo ao varejo, a previsão de arrecadação é de R$ 6 bilhões, aponta o Ministério do Turismo

Redação Antena 1

26/06/2023

Placeholder - loading - Festas Juninas devem movimentar 76% a mais na economia do Brasil em 2023 / Foto: Reprodução
Festas Juninas devem movimentar 76% a mais na economia do Brasil em 2023 / Foto: Reprodução

Com a chegada dos meses de junho e julho, as bandeirinhas coloridas, as comidas típicas e as músicas tradicionais do Norte e Nordeste tomam conta das ruas e comércios Brasil afora. As festas juninas, além de um marco cultural no país, têm grande importância no curso na economia nacional.

Para 2023, o Ministério do Turismo estima um aumento de 76% no retorno financeiro das festividades. A previsão para o montante desse ano é de R$ 6 bilhões. Em 2022, a arrecadação ficou em R$ 3,4 bilhões.

Tradicionais em toda extensão nacional, as festas em homenagem aos santos Antônio, Pedro e João movimentam o turismo e impulsionam a geração de emprego.

Principalmente na região Nordeste, as festividades são fatores decisivos para o aumento da renda local. Nas cidades de Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, onde acontecem duas das maiores festas juninas do país, a estimativa é de mais de R$ 1,1 bilhão em arrecadação e de 5,7 milhões de pessoas curtindo os dias de festas.

Para atender a demanda desta época, o setor do comércio faz sua parte e corre para garantir as vestimentas, os artigos de decoração e os alimentos com as melhores condições. O varejo e o atacado redesenham suas estratégias para sair na frente com os melhores preços. É isso que afirma Mauro Donizete, diretor regional Centro-Oeste do Assaí Atacadista.

"O período de São João é uma data que movimenta o varejo e o atacado. Por isso, é muito importante para o Assaí Atacadista. Desde o começo do mês, as nossas lojas já estão repletas de itens típicos para que os nossos clientes possam abastecer as despensas pensando nas festividades. Sejam eles os consumidores finais que estejam organizando as suas festas ou os comerciantes e transformadores que buscam os produtos para a revenda. Para os dois públicos, a economia é garantida, com preços que podem ser de 10% a 15% menores do que em um supermercado tradicional. Então para quem está em busca da pipoca, da farofa de mandioca, do flocão de milho, ou do vinho para preparar aquele quentão, pode ir até o Assaí para encontrar tudo isso e comprar mais barato", declarou o executivo.

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