alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1

    Fibromialgia é uma das doenças do “Fevereiro Lilás”

    Mês é dedicado a doenças raras no Brasil

    Placeholder - loading - news single img
    A síndrome de Fibromialgia faz parte do "fevereiro lilás". Crédito da imagem: iStock

    Publicada em  

    Fevereiro é o mês das doenças raras. Entre várias enfermidades do “fevereiro lilás” está a Fibromialgia, síndrome clínica que se manifesta na musculatura. Como se trata de uma enfermidade incomum, apenas 3% dos brasileiros sofrem com a doença, de acordo com estimativa do Ministério da Saúde.

    De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres, no entanto, não se sabe o motivo da doença prevalecer no sexo feminino.

    Segundo especialistas, a enfermidade não tem relação com os hormônios, sendo que fibromialgia atinge mulheres de todas as idades. No entanto, a faixa etária mais comum do aparecimento da doença é, geralmente, entre 30 e 60 anos.

    Leia também: Lúpus é uma das doenças do “Fevereiro Lilás”

    Além da dor em todo o corpo, a síndrome causa fadiga, sono, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

    A fibromialgia é diagnosticada quando ocorre dor por mais de três meses em todo o corpo e pontos dolorosos na musculatura.

    A causa da doença ainda é desconhecida. Segundo estudiosos, pacientes que têm a síndrome apresentam maior sensibilidade à dor. Essa vulnerabilidade está, certamente, ligada ao sistema nervoso. Especialistas explicam que o cérebro, medula e nervos são estimulados com grande intensidade.

    Geralmente, a doença se manifesta através de uma dor crônica localizada, que se alstra pelo corpo.

    1. Home
    2. noticias
    3. fibromialgia e uma das …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.