Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fitch reafirma rating do Brasil em 'BB-' com perspectiva negativa e alerta para deterioração fiscal

Placeholder - loading - Logo da Fitch Ratings 03/03/2016 REUTERS/Reinhard Krause/Arquivo
Logo da Fitch Ratings 03/03/2016 REUTERS/Reinhard Krause/Arquivo

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A agência de classificação de risco Fitch Ratings reafirmou nesta quinta-feira o rating do Brasil em 'BB-', com perspectiva negativa, destacando a deterioração das contas fiscais e o fardo da dívida diante da incerteza com a evolução da pandemia e o processo de vacinação.

A perspectiva negativa, segundo a Fitch, reflete riscos para a consolidação fiscal e a recuperação econômica necessárias para a estabilização da dívida pública no médio prazo.

'As pressões dos gastos públicos persistem e suporte fiscal adicional para lidar com as consequências da pandemia não pode ser descartado. As contínuas fragilidades fiscais, assim como o encurtamento da dívida, tornam o Brasil vulnerável a choques', disse a Fitch em nota.

Por outro lado, a agência explicou que o rating 'BB-' é sustentado, entre outros, pelas reservas internacionais robustas, alta renda per capita em relação a outros países e taxa de câmbio flexível.

Entretanto, tudo isso é contrabalançado pelas altas necessidades de financiamento do Brasil e pelo endividamento do governo, rígida estrutura fiscal, fraco potencial econômico e cenário político difícil, que afeta o progresso das reformas fiscais e econômicas.

A Fitch estima ainda que o Brasil crescerá 3,3% em 2021, com a expansão da atividade desacelerando a 2,5% em 2022. O forte carrego estatístico após contração em 2020 e fatores externos como os preços mais altos das commodities e a recuperação do crescimento global sustentam a expansão este ano.

No entanto, o aperto de políticas macroeconômicas e incertezas relacionadas à eleição do próximo ano pesam sobre o investimento e o crescimento em 2022. Os riscos de baixa derivam da incerteza na evolução da pandemia e de potenciais atrasos no processo de vacinação.

A Fitch, que calcula que o déficit do governo ficará em 7,4% do PIB este ano, chamou a atenção ainda para a inflação no Brasil, com expectativa que supere o centro da meta de 3,75% este ano em meio a preços mais altos de commodities e alimentos e ao real fraco.

Entre os fatores que podem levar a um rebaixamento do Brasil, estão o enfraquecimento da estrutura fiscal, uma severa deterioração nas condições de empréstimo dos mercados doméstico e externo, e grave erosão do colchão de reservas internacionais.

A nota soberana atribuída ao Brasil pela Fitch mantém o país no grupo de maior risco de crédito, o chamado status 'junk'. Moody's ('Ba2', perspectiva estável) e S&P ('BB-', perspectiva estável) também classificam o rating do Brasil abaixo do grau de investimento.

(Por Camila Moreira)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fitch reafirma rating do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.