Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fluxo no oleoduto Druzhba é suspenso em partes do Leste Europeu

Placeholder - loading - FOTO DE ARQUIVO: Oleoduto Druzhba entre a Hungria e a Rússia é visto na Refinaria do Danúbio do grupo húngaro MOL em Szazhalombatta, Hungria, 18 de maio de 2022. Foto tirada em 18 de maio de 2022. REU
FOTO DE ARQUIVO: Oleoduto Druzhba entre a Hungria e a Rússia é visto na Refinaria do Danúbio do grupo húngaro MOL em Szazhalombatta, Hungria, 18 de maio de 2022. Foto tirada em 18 de maio de 2022. REU

Publicada em  

Por Krisztina Than e Jan Lopatka

BUDAPESTE/PRAGA (Reuters) - O fornecimento de petróleo para partes do Leste Europeu e da Europa Central por meio de uma seção do oleoduto Druzhba foi temporariamente suspenso, segundo operadoras de oleodutos na Hungria e na Eslováquia.

A extensão da interrupção não ficou clara em um primeiro momento. Ela acontece simultaneamente a uma explosão em uma vila no leste da Polônia, perto da fronteira com a Ucrânia, que deixou os países da Otan alarmados.

A húngara disse que sua parceira ucraniana relatou que um míssel russo atingiu uma estação de energia perto da fronteira com Belarus que fornece eletricidade para uma estação de bombeamento, e isso levou à interrupção.

A Transpetrol, da Eslováquia, também confirmou a suspensão, citando “motivos técnicos no lado ucraniano”, mas não especificou um ataque com mísseis.

A rede de oleodutos Druzhba origina-se da Rússia e se divide em Belarus, entrando na Ucrânia, onde se divide novamente, chegando a vários países do Leste Europeu e da Europa Central, que dependem desse petróleo, incluindo refinarias na Hungria, Eslováquia e República Tcheca.

“O motivo para a suspensão de fornecimento ainda não foi oficialmente confirmado pelo lado ucraniano”, disse a Transpetrol, em um comunicado, acrescentando que espera ter mais informações sobre a causa do fechamento até quarta-feira.

A operadora de oleoduto tcheca Mero não identificou interrupções até agora ao fluxo de petróleo pela linha Druzhba, disse uma porta-voz nesta terça-feira. A operadora polonesa Pern disse no fim da terça-feira que o petróleo estava fluindo normalmente na seção polonesa da linha.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, convocou uma reunião do conselho de Defesa na terça-feira, após os envios da Druzhba serem suspensos, disse o secretário de imprensa de Orbán à agência de notícias estatal MTI.

A Transneft, monopólio estatal de oleodutos da Rússia, foi notificada pela Ucrânia que o fornecimento à Hungria foi temporariamente suspenso, disse a empresa segundo a agência de notícias RIA.

O preço do petróleo reagiu às notícias, com o Brent subindo 0,8% no dia.

(Reportagem de Krisztina Than e Jan Lopatka; reportagem adicional de Marek Strzelecki em Varsóvia)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fluxo no oleoduto druzhba e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.