Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

FMI atinge meta de US$100 bi em SDRs para países vulneráveis, diz Georgieva

FMI atinge meta de US$100 bi em SDRs para países vulneráveis, diz Georgieva

Reuters

22/06/2023

Placeholder - loading - Diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva  22/06/2023 Ludovic Marin/Pool via REUTERS
Diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva 22/06/2023 Ludovic Marin/Pool via REUTERS

Atualizada em  22/06/2023

PARIS (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional atingiu sua meta de disponibilizar 100 bilhões de dólares em direitos de saque especiais (SDR, na sigla em inglês, a moeda própria do FMI) para países vulneráveis, disse a diretora-gerente Kristalina Georgieva em uma cúpula realizada em Paris nesta quinta-feira.

Os países ricos concordaram, em 2021, em redistribuir alguns de seus direitos de saque especiais não utilizados do FMI, uma moeda de reserva internacional, para os países pobres.

O plano era disponibilizar 100 bilhões de dólares, emprestando o SDRS de volta ao FMI para que, por sua vez, pudesse emprestar os fundos a taxas abaixo do mercado para países de baixa renda.

'Chegamos a 100 bilhões de dólares em empréstimos de direitos de saque especiais. Essa era nossa meta para 2021, atingimos e 60 bilhões deles já estão no Fundo trabalhando para os países', disse Georgieva em um painel.

Atingir a meta foi um dos principais anúncios na cúpula de Paris, focada em como ajudar os países de baixa renda a lidar com o peso da dívida, ao mesmo tempo disponibilizando mais financiamento climático.

(Reportagem de Leigh Thomas)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.