Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

“For You”: A Estreia de Prince que Encantou o Mundo

Gravado quando ele ainda era adolescente, o projeto apresentou as ambições visionárias do jovem artista

Placeholder - loading - “For You”: A Estreia de Prince que Encantou o Mundo.Divulgação
“For You”: A Estreia de Prince que Encantou o Mundo.Divulgação

Publicada em  

Prince é, sem dúvida, um dos maiores artistas de todos os tempos. Isso fica evidente durante a criação de seu primeiro álbum. Ele havia acabado de completar 19 anos quando assinou com a gravadora Warner no verão de 1977. Na época, havia muitas conversas sigilosas sobre ele ser... o próximo Stevie Wonder, tendo uma carreira reconhecida em sua cidade natal, Minneapolis.

Depois de garantir o lugar de seu pupilo na lista da Warner, o então empresário de Prince, Owen Husney, fechou um dos maiores acordos de todos os tempos para um artista estreante. Comprometido em entregar três discos, cada um marcando o rápido desenvolvimento de sua visão artística, Prince começou a gravar seu álbum de estreia, "For You", durante alguns meses exaustivos que o deixariam fisicamente exausto, mas também serviriam para demonstrar seu talento marcante.

For You álbum.Divulgação
Toque para aumentar

Neste projeto, Prince tinha uma visão artística muito clara, a ponto de insistir em produzir o álbum sozinho. Inicialmente, a gravadora queria que Maurice White, o vocalista do Earth, Wind and Fire, assumisse a produção do projeto. No entanto, Prince recusou, argumentando que seria sobrecarregado com um estilo Disco que ele sentia estar em declínio. Além disso, ele já havia aprendido a usar os equipamentos de estúdio e estava determinado a criar sozinho.

A gravadora também sugeriu que ele gravasse em Los Angeles, já que era onde todos estavam gravando naquele momento. Novamente, Prince recusou. Em vez disso, ele voou para a Costa Oeste e ficou, junto com alguns membros da Warner, em uma casa alugada em Corte Madera, com vista para a Baía de São Francisco, de outubro a dezembro de 1977.

No entanto, o artista passou a maior parte do tempo no estúdio The Record Plant, em Sausalito, enquanto meticulosamente trabalhava em seu álbum de estreia. Quando chegaram lá, a gravadora insistiu em trazer músicos de estúdio, como era comum. No entanto, Prince mais uma vez recusou.

Além dos vocais, Prince eventualmente foi creditado pela execução de 27 instrumentos no disco, combinando faixas rítmicas de bateria e baixo com guitarras, teclados e sintetizador, além de vários overdubs vocais. Ele trabalhou com toda a intensidade de um jovem artista determinado a não perder sua chance.

Imagem de conteúdo da notícia "“For You”: A Estreia de Prince que Encantou o Mundo" #2
Toque para aumentar

"Acho que a principal razão pela qual os artistas falham quando tentam tocar todos os instrumentos é porque ou não conseguem tocar todos os instrumentos muito bem... ou não tocam com a mesma intensidade em cada faixa", disse Prince ao The Tribune de Minneapolis. "Então, toda vez que você entra na cabine de gravação, você tem que tocar como se fosse sua única chance".

A gravadora ainda tentou intervir, sugerindo direções musicais, mas, para surpresa de ninguém, Prince recusou. O artista muitas vezes passava madrugadas no estúdio em busca do som perfeito, procurando capturar o som de "uma banda inteira que tocava com a mesma intensidade". Além disso, equipado com o sintetizador Oberheim de 4 vozes, ele lançou os primórdios do que se tornaria seu famoso estilo, o "som de Minneapolis".

Quando as gravações foram levadas de volta para Los Angeles para serem mixadas, pediram a Prince que não fizesse mais gravações adicionais, pois entregariam o álbum do jeito que estava. No entanto, Prince literalmente os ignorou e adicionou camadas de guitarras e gravou mais overdubs. Seu objetivo era criar "um álbum que soasse instantaneamente diferente".

Imagem de conteúdo da notícia "“For You”: A Estreia de Prince que Encantou o Mundo" #3
Toque para aumentar

Finalmente, quando tudo estava pronto, a gravadora contratou um fotógrafo para a capa do álbum, mas Prince recusou. Ele optou por contratar um fotógrafo que gostava, resultando na icônica capa de 'For You'.

Apesar de ter agradado o público de R&B, a música de Prince deixou perplexas as estações de rádio tanto brancas quanto negras. Assim, ele criou uma nova visão da música R&B, na qual os sintetizadores substituíram as seções de sopro, produzindo um álbum que soava único em um mercado mainstream que, na opinião do artista, estava saturado. "Não se encaixava na concepção deles do que era a música R&B. O som era muito diferente do que ele estava criando. Ele estava nas ruas do futuro".

Veja também:

TBT: HÁ 50 ANOS, ELTON JOHN LANÇAVA

LANÇAMENTOS DE OUTUBRO: 5 ÁLBUNS IMPERDÍVEIS QUE VÊM AÍ

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. for you a estreia de prince …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.