Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Formas de aliviar a secura dos olhos

Com o tempo, o problema pode causar danos na superfície ocular, mas felizmente há solução.

Placeholder - loading - Olhos (Foto: Pixabay)
Olhos (Foto: Pixabay)

Publicada em  

Procurando alívio para os olhos secos? Toda vez que você pisca, suas lágrimas se espalham pela superfície do seu olho, acalmando-o e protegendo-o. Mas se você sofre de olho seco crônico, isso não ocorre como deveria, porque você não tem lágrimas suficientes ou tem lágrimas de baixa qualidade.

Seus olhos podem arder ou pode parecer que você tem algo neles, e sua visão por vezes fica embaçada. Com o tempo, o problema pode causar danos na superfície ocular. Felizmente, existem vários tratamentos que podem trazer algum alívio e a rede norte-americana CNN enumerou alguns deles:

1. Lágrimas artificiais

Muitas pessoas tentam isso como seu primeiro tratamento para o problema. Lágrimas artificiais podem ser usadas conforme necessário para deixar seus olhos mais lubrificados e confortáveis. Diferentes formulações podem ser adquiridas sem receita, incluindo colírios, géis e pomadas. Os colírios para olhos secos são mais bem utilizados durante o dia, enquanto os géis e pomadas podem proporcionar um alívio mais duradouro da noite para o dia. Considere comprar lágrimas artificiais sem conservantes se estiver usando as gotas mais de 4 a 6 vezes por dia, pois pode ocorrer irritação com uso frequente.

2. Mudanças no estilo de vida

Você pode alterar algumas de suas atividades e hábitos, bem como seu ambiente, para ajudar seus olhos secos. Use óculos escuros quando estiver fora para se do vento e de substâncias irritantes. Tente parar de fumar e evite a exposição ao fumo passivo. Se você passa muito tempo no computador ou olhando para a tela do telefone, faça pausas periódicas. Use um umidificador se você mora em um clima seco. Incorporar ácidos graxos essenciais, como ômega-3, por meio de sua dieta ou suplementos também pode ser benéfico.

3. Colírio com prescrição

O seu médico pode prescrever colírios especiais, como a Lifitegrast (Xiidra), muito utilizada nos EUA e aprovada pela FDA, ou a ciclosporina (Restasis), mais comum aqui no Brasil. Esses medicamentos para os olhos secos podem ajudá-lo a produzir mais lágrimas, diminuindo a inflamação nos tecidos oculares. Às vezes, colírios esteroides (corticóides) também são usados para aliviar a inflamação ocular, mas devem ser usados apenas por um curto período de tempo.

4. Inserções oculares

Em vez de aplicar lágrimas artificiais várias vezes ao dia, um remédio para os olhos secos chamado Lacrisert só precisa ser usado uma vez por dia. Esta pequena inserção em forma de bastonete é colocada sob a pálpebra inferior. Dissolve-se lentamente ao longo do dia e ajuda, proporcionando lubrificação duradoura.

5. Fechamento do duto lacrimal

Suas lágrimas deixam seus olhos através dos ductos lacrimais, por isso, se o seu médico achar que estão drenando muito rapidamente, bloqueá-las pode ajudar a manter os olhos úmidos. O seu médico pode inserir um tampão pontual feito de silicone ou colágeno nos canais lacrimais no canto dos olhos para obstruí-los parcial ou completamente. Esses plugues podem ser removidos posteriormente.

6. Limpando glândulas de óleo bloqueadas

Se as glândulas sebáceas dos seus olhos estiverem bloqueadas, elas não conseguirão secretar a quantidade adequada de óleo nas lágrimas. Isso faz com que suas lágrimas evaporem muito rápido. Aplicar compressas quentes e massagear as pálpebras pode ajudar a abrir as glândulas de óleo entupidas.

7. Terapia intensa com luz pulsada

Anteriormente usada para tratar doenças de pele como rosácea e acne, a terapia de luz intensa pulsada também pode ser usada para tratar glândulas de óleo entupidas em seus olhos.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. formas de aliviar a secura …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.