Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

França intensifica uso obrigatório de máscaras devido a temor da Covid-19

Placeholder - loading - Pessoas com máscaras fazem fila para passar por exame de detecção de Covid-19 em Laval, na França 15/07/2020 REUTERS/Stephane Mahe
Pessoas com máscaras fazem fila para passar por exame de detecção de Covid-19 em Laval, na França 15/07/2020 REUTERS/Stephane Mahe

Publicada em  

Por Blandine Henault e Matthieu Protard

PARIS (Reuters) - A França acelerou nesta quinta-feira os planos para tornar o uso de máscaras obrigatório em espaços públicos fechados por causa do temor da Covid-19, e a região de Mayenne adotou a obrigatoriedade de forma imediata em vários locais.

Na terça-feira, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que o uso de máscaras será obrigatório em locais como lojas a partir de 1º de agosto por causa dos sinais de que o novo coronavírus 'está voltando um pouco'.

Mas o primeiro-ministro, Jean Castex, disse nesta quinta-feira que a ordem entrará em vigor na semana que vem. Até agora, era obrigatório usar coberturas faciais somente no transporte público e em espaços públicos onde o distanciamento social é impossível.

'Estávamos cogitando implantar (a medida) em 1º de agosto porque, mais uma vez, estamos agindo preventivamente, e não emergencialmente', disse Castex ao Senado.

'Ouvi e entendi que este prazo parecia tardio ou provocou algumas duvidas, por isso o decreto entrará em vigor na semana que vem'.

Alguns políticos e médicos haviam pedido ao governo que não esperasse até o início do mês que vem por causa das preocupações com a pandemia.

Cifras oficiais mostram que os números de infecções e mortes pela Covid-19 diminuíram na França desde o final de maio, mas o novo coronavírus já matou mais de 30 mil pessoas no país e está voltando a se disseminar em algumas áreas.

A região administrativa de Mayenne, no noroeste francês, disse que agora é obrigatório usar máscaras em sua principal cidade, Laval, e cinco outras municipalidades: Bonchamp-lès-Laval, Changé, L’Huisserie, Louverné e Saint-Berthevin.

'Em Mayenne, a situação hoje é problemática', disse o ministro da Saúde francês, Olivier Véran, à rádio France Inter.

Ainda na terça-feira, Macron também disse que quer exames de detecção de Covid-19 disponíveis para todos, sem que tenham que ser encaminhados por um médico, e que prevê perda de empregos porque a pandemia representa um grande desafio.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. franca intensifica uso …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.