Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Freddie Mercury é o Artista da Semana

O cantor é o fundador da banda Queen

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Freddie Mercury é o Artista da Semana"

Publicada em  

Freddie Mercury, nome artístico de Farrokh Bulsara, é mais conhecido como um dos artistas mais versáteis e envolventes do mundo do rock. O cantor e compositor ficou mundialmente famoso como fundador e vocalista da banda britânica de rock Queen, que integrou de 1970 até o ano de sua morte.

Nascido em 5 de setembro de 1946, em Zanzibar, na Tanzânia, estudou piano em um colégio interno na Índia. Não demorou muito para este jovem carismático se juntar a sua primeira banda, a Hectics.

Foi nessa época que ele passou a ser chamado de "Freddie" pelos amigos. Apesar de ser apreciado pelos mais velhos devido a seu carisma e talento musical, o garoto sofria bullying por parte das outras crianças de sua idade devido a sua personalidade afeminada, o que o levou a se tornar uma pessoa introspectiva.

Ao se mudar para Londres com sua família na década de 1960, Mercury frequentou o Ealing College of Art. Ele fez amizade com vários músicos nessa época, incluindo os futuros companheiros de banda, o baterista Roger Taylor e o guitarrista Brian May. Em 1969, se uniu a um grupo chamado Ibex como vocalista principal. No entanto, não durou muito tempo, depois integrando o grupo Sour Milk Sea.

Em abril de 1970, Freddie se juntou ao guitarrista Brian May e ao baterista Roger Taylor no trio Smile, cujo nome foi alterado para "Queen", e nessa época, Freddie adotou “Mercury" como sobrenome artístico, baseado na letra de uma de suas primeiras canções.

Em 1973, a banda lançou seu primeiro álbum. Seu terceiro disco, Sheer Heart Attack (1974), apresentou o primeiro hit, "Killer Queen", uma música sobre uma garota de programa de alta classe. O single atingiu o segundo lugar nas paradas britânicas e chegou ao 12º lugar nos EUA.

Com um som que foi descrito como uma fusão de hard rock e glam rock, Queen teve um sucesso ainda maior no ano seguinte com A Night at the Opera. Mercury escreveu a música "Bohemian Rhapsody", uma música de de sete minutos, para o álbum. Na faixa, o cantor mostrou sua impressionante gama vocal de quatro oitavas nesta faixa inovadora. A canção atingiu o topo das paradas na Grã-Bretanha e se tornou um hit Top 10 nos Estados Unidos.

Mercury tornou-se célebre pelo seu poderoso tom de voz e seus desempenhos energéticos que sempre envolviam a plateia, tendo sido considerado pela crítica como um dos maiores artistas de todos os tempos.

Como compositor, Mercury criou a maioria dos grandes sucessos do Queen, como "We Are the Champions", "Love of my Life", "Killer Queen", "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love" e "Don't Stop Me Now".

Além do seu trabalho na banda, Mercury também lançou vários projetos paralelos, incluindo um álbum solo, Mr. Bad Guy, em 1985, e um disco de ópera ao lado da soprano Montserrat Caballé, Barcelona, em 1988. Mercury morreu vítima de broncopneumonia, acarretada pela AIDS , em 1991, um dia depois de ter assumido a doença publicamente.


Seu trabalho com Queen ainda lhe gera reconhecimento até os dias de hoje: Mercury é citado como principal influência de muitos outros cantores e bandas. Em 2006, foi nomeado a maior celebridade africana de todos os tempos e também eleito o maior líder de banda da história em uma votação pública organizada pela MTV americana.


Em 2008, ele ficou na décima oitava posição na lista dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone, e no ano seguinte a Classic Rock o nomeou o maior vocalista de rock and roll. Com o Queen, Mercury já vendeu mais de 150 milhões de discos em todo o mundo.


Em 2018, a banda ganhou uma cinebiografia, nomeada Bohemian Rhapsody. Estrelado por Rami Malek como Mercury, o filme segue a ascensão da banda que antecedendo a sua apresentação lendária Live Aid em 1985.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. freddie mercury e o artista da

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.