Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Furacão Ernesto deixa metade dos clientes porto-riquenhos sem energia

Placeholder - loading - Área alagada em Toa Baja, Porto Rico, após passagem do Ernesto 14/08/2024 REUTERS/Ricardo Arduengo
Área alagada em Toa Baja, Porto Rico, após passagem do Ernesto 14/08/2024 REUTERS/Ricardo Arduengo

Publicada em  

Por Ivelisse Rivera e Liya Cui

SAN JUAN, Porto Rico (Reuters) - Cerca de metade de todas as residências e empresas de Porto Rico ficaram sem energia elétrica nesta quarta-feira, com o furacão Ernesto se deslocando para o norte e entrando nas águas mornas do Atlântico após despejar chuvas torrenciais no território norte-americano.

Mais de 725.000 residências e empresas da ilha ficaram sem serviço elétrico, de um total de cerca de 1,5 milhão de clientes, de acordo com a LUMA Energy, a principal fornecedora de energia da ilha caribenha.

Juan Saca, presidente-executivo da LUMA, disse que não conseguia especificar a extensão dos danos ao sistema ou quanto tempo levaria para restaurar a energia. Ele disse que mais de 1.500 funcionários estavam em campo trabalhando.

'Estamos trabalhando para restabelecer o serviço', disse Saca. 'Temos que avaliar o que precisa ser feito para podermos resolver o problema.'

A rede elétrica de Porto Rico é notoriamente frágil. Em 2022, o furacão Fiona derrubou a energia de cerca de 80% das residências e empresas da ilha por até um mês. Cinco anos antes, os furacões Irma e Maria destruíram a rede elétrica da ilha e causaram interrupções em algumas áreas que duraram quase um ano.

Após o Fiona, o Congresso dos EUA aprovou 1 bilhão de dólares em fundos para modernizar e estabilizar a rede elétrica em Porto Rico.

Na tarde desta quarta-feira, o Ernesto, que se fortaleceu de tempestade tropical para furacão de Categoria 1 no início do dia, estava a cerca de 365 kms a noroeste da capital porto-riquenha, San Juan, arrastando-se para noroeste com ventos de cerca de 120 kms/h, segundo o Centro Nacional de Furacões.

(Reportagem de Ivelisse Rivera em San Juan e Liya Cui em Nova York)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. furacao ernesto deixa metade …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.