Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fux assume presidência do STF com deferência a Poderes e defesa do combate à corrupção

Placeholder - loading - Novo presidente do STF, Luiz Fux (à esqueda), conversa com ex-presidente Dias Toffoli 07/11/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Novo presidente do STF, Luiz Fux (à esqueda), conversa com ex-presidente Dias Toffoli 07/11/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, fez seu discurso de posse nesta quinta-feira com declarações de respeito às diferenças e deferência entre os Poderes da República, a intenção de dar um basta na judicialização de temas políticos e a defesa do combate à corrupção.

Fux tomou posse como presidente da corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelos próximos dois anos em cerimônia nesta quinta-feira, ocasião em que a ministra Rosa Weber assumiu o posto de vice-presidente.

'Meu norte será a lição mais elementar que aprendi ao longo de décadas no exercício da magistratura: a necessária deferência aos demais Poderes no âmbito de suas competências, combinada com a altivez e vigilância na tutela das liberdades públicas e dos direitos fundamentais. Afinal, o mandamento da harmonia entre os Poderes não se confunde com contemplação e subserviência', disse o novo presidente do STF no discurso de posse.

'Numa sociedade democrática, o direito de discordarmos uns dos outros deve ser reconhecido como requisito essencial para o aprimoramento do ser humano e das instituições', declarou, acrescentando que por meio da 'justaposição entre os diferentes' chega-se a soluções mais 'justas'.

'Por isso mesmo, democracia não é silêncio, mas voz ativa'

Fux criticou o que chamou de 'protagonismo deletério' do Judiciário ao se debruçar sobre temas que seriam da competência de outros Poderes, o que estaria 'corroendo' sua credibilidade.

'Tanto quanto possível, os Poderes Legislativo e Executivo devem resolver interna corporis seus próprios conflitos e arcar com as consequências políticas de suas próprias decisões', apontou.

O ministro fez também uma vigora defesa do combate à corrupção.

'Não mediremos esforços para o fortalecimento do combate à corrupção, que ainda circula de forma sombria em ambientes pouco republicanos em nosso país', disse o novo.

(Reportagem adicional de Maria Carolina Marcello)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fux assume presidencia do stf …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.