Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Gaza luta para retirar corpos de escombros enquanto tempestades sacodem prédios

Gaza luta para retirar corpos de escombros enquanto tempestades sacodem prédios

Reuters

15/12/2025

Placeholder - loading - Prédio residencial danificado durante a guerra, na Cidade de Gaza 14/12/2025 REUTERS/Dawoud Abu Alkas
Prédio residencial danificado durante a guerra, na Cidade de Gaza 14/12/2025 REUTERS/Dawoud Abu Alkas

GAZA, 15 Dez (Reuters) - As autoridades de Gaza alertaram nesta segunda-feira que mais edifícios danificados pela guerra podem desabar devido às fortes chuvas na região, acrescentando que o clima está dificultando a recuperação de corpos que ainda estão sob os escombros.

Dois edifícios desabaram em Gaza na sexta-feira, matando pelo menos 12 pessoas, segundo as autoridades de saúde locais, em meio a uma tempestade que também arrastou e inundou tendas, causando mortes por hipotermia.

Israel e Hamas concordaram com um cessar-fogo em outubro, após dois anos de intensos bombardeios e operações militares, mas agências humanitárias afirmam que ainda chega muito pouca ajuda a Gaza, onde quase toda a população está desabrigada.

O porta-voz da Defesa Civil de Gaza, Mahmoud Basal, apelou à comunidade internacional para que forneça casas móveis e trailers aos palestinos deslocados, em vez de tendas.

'Se as pessoas não forem protegidas hoje, presenciaremos mais vítimas, mais assassinatos de pessoas, crianças, mulheres, famílias inteiras dentro desses prédios', disse.

Mohammad Nassar e sua família moravam em um prédio de seis andares que foi gravemente danificado por ataques israelenses no início da guerra e que desabou na sexta-feira.

Nassar saiu na sexta-feira para comprar alguns itens essenciais e, ao retornar, encontrou um cenário de destruição, com equipes de resgate lutando para retirar corpos dos escombros.

'Vi a mão do meu filho saindo debaixo da terra. Foi a cena que mais me afetou. Meu filho debaixo da terra e não conseguíamos tirá-lo de lá', disse Nassar. Seu filho, de 15 anos, morreu, assim como sua filha, de 18 anos.

As autoridades de Gaza continuam escavando para recuperar cerca de 9.000 corpos que, segundo estimativas, permanecem soterrados sob os escombros dos bombardeios israelenses durante a guerra, mas não possuem o maquinário necessário para acelerar o trabalho, afirmou o porta-voz Ismail al-Thawabta.

Nesta segunda-feira, equipes de resgate recuperaram os restos mortais de cerca de 20 pessoas de um prédio de vários andares bombardeado em dezembro de 2023, onde se acredita que cerca de 60 pessoas, incluindo 30 crianças, estivessem abrigadas.

(Reportagem de Dawoud Abu Alkas, Nidal al-Mughrabi, Bassam Masoud e Raghed Waked; texto de Angus McDowall)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.