Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Glencore é condenada a pagar US$700 mi nos EUA após confissão de culpa em caso de suborno

Placeholder - loading - Logo da mineradora Glencore 18/07/2017 REUTERS/Arnd Wiegmann
Logo da mineradora Glencore 18/07/2017 REUTERS/Arnd Wiegmann

Publicada em  

Por Luc Cohen

NOVA YORK (Reuters) - Uma juíza dos Estados Unidos ordenou nesta terça-feira que a Glencore pague 700 milhões de dólares como consequência de sua confissão de culpa por um esquema que durou uma década para subornar autoridades estrangeiras em vários países.

A sentença proferida pela juíza distrital Lorna Schofield, no tribunal federal de Manhattan, consistiu em uma multa de 428,5 milhões de dólares e em 272 milhões de dólares em confisco, de acordo com um acordo judicial fechado em maio passado entre a gigante de mineração e comércio de commodities e os promotores federais em Manhattan.

Os promotores disseram que a Glencore pagou mais de 100 milhões de dólares em propinas a autoridades de países como Nigéria, Brasil, Venezuela e República Democrática do Congo, para fechar negócios ou evitar auditorias.

A multa está 15% abaixo do que as diretrizes de condenação dos EUA recomendam e reflete um crédito pela cooperação da Glencore, inclusive fornecendo documentos localizados no exterior e investindo “recursos significativos” para melhorar a ética e a conformidade, disseram os promotores.

No geral, a multinacional com sede na Suíça disse que espera pagar mais de 1,5 bilhão de dólares para resolver as acusações de suborno e manipulação de mercado, mais de 1 bilhão de dólares apenas nos Estados Unidos.

No ano passado, a Glencore foi condenada a pagar 341 milhões de dólares em multas e 144 milhões em confiscos depois de se declarar culpada de uma acusação de manipulação do mercado no tribunal federal do Estado de Connecticut.

(Reportagem de Luc Cohen em Nova York)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. glencore e condenada a pagar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.