Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Goldman Sachs é multado em 6,6 mi de euros pelo BCE por subnotificação de risco de crédito

Goldman Sachs é multado em 6,6 mi de euros pelo BCE por subnotificação de risco de crédito

Reuters

15/05/2023

Placeholder - loading - Painel na Bolsa de Nova York traz informações sobre ação do banco Goldman Sachs, na cidade de Nova York, EUA 17/10/2022 REUTERS/Brendan McDermid/
Painel na Bolsa de Nova York traz informações sobre ação do banco Goldman Sachs, na cidade de Nova York, EUA 17/10/2022 REUTERS/Brendan McDermid/

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu disse nesta segunda-feira que multou a unidade europeia do Goldman Sachs em 6,63 milhões de euros por subnotificar o risco associado a alguns créditos corporativos, melhorando assim seu balanço patrimonial.

O BCE, principal supervisor bancário da zona do euro, disse que o Goldman Sachs Bank Europe classificou incorretamente algumas exposições corporativas por oito trimestres consecutivos de 2019 a 2021, atribuindo um risco menor do que o prescrito pelas regras.

O banco não respondeu imediatamente a um pedido de comentário e poderá contestar a decisão perante o Tribunal de Justiça da União Europeia.

'Deficiências nos controles internos impediram o banco de detectar esse erro em tempo hábil', disse o BCE.

'O banco relatou números calculados erroneamente, impedindo, portanto, que o BCE tivesse uma visão abrangente de seu perfil de risco', acrescentou em comunicado.

Os chamados pesos de risco determinam quanto capital um banco precisa para cobrir o risco associado a um ativo.

Ao atribuir pesos de risco mais baixos a alguns ativos, o Goldman Sachs Bank Europe 'relatou índices de capital mais altos do que deveria', disse o BCE.

O BCE classificou a violação como 'severa', a terceira mais grave de um total de cinco.

(Por Francesco Canepa e Alexander Smith)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...