Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Google intensifica críticas à Microsoft e alerta sobre monopólio da rival na nuvem

Placeholder - loading - Ilustração com o logo do Google 08/04/2019 REUTERS/Dado Ruvic
Ilustração com o logo do Google 08/04/2019 REUTERS/Dado Ruvic

Publicada em  

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - O Google Cloud, da Alphabet, intensificou nesta segunda-feira suas críticas às práticas de computação em nuvem da Microsoft, dizendo que seu rival está buscando um monopólio que prejudicaria o desenvolvimento de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial generativa.

Microsoft e Amazon recentemente atraíram o escrutínio de Reino Unido, União Europeia e Estados Unidos sobre o seu poder de mercado na computação em nuvem. O Google está em um distante terceiro lugar, atrás dos dois líderes.

A colaboração da Microsoft com a OpenAI, criadora do ChatGPT, também aumentou as preocupações.

“Estamos preocupados com o fato de a Microsoft querer flexibilizar suas práticas de uma década, onde antes eles tinham muito monopólio do software local e agora estão tentando empurrar isso para a nuvem”, disse o vice-presidente do Google Cloud, Amit Zavery, em uma entrevista.

“Então, eles estão criando todo esse jardim murado, que é totalmente controlado e de propriedade da Microsoft, e os clientes que quiserem fazer qualquer uma dessas coisas terão que recorrer apenas à Microsoft”, afirmou.

“Se a nuvem da Microsoft não permanecer aberta, teremos problemas e problemas de longo prazo, mesmo em tecnologias de próxima geração, como IA, porque a Microsoft está forçando os clientes a migrar para o Azure de várias maneiras”, disse Zavery, referindo-se à plataforma de computação em nuvem da Microsoft.

Ele instou os órgãos de defesas da concorrência a agirem.

“Acho que os reguladores precisam fornecer algum tipo de orientação, bem como talvez regulamentações que impeçam a maneira como a Microsoft está construindo o negócio de nuvem Azure, não permitindo que seu monopólio local o leve para o monopólio de nuvem”, disse Zavery.

A Microsoft rejeitou esse argumento.

“Como mostram os últimos dados independentes, a competição entre hiperescaladores de nuvem permanece saudável”, disse um porta-voz da Microsoft. “Em 2023, a Microsoft e o Google obtiveram pequenos ganhos sobre a AWS, que continua a ser a líder do mercado global por uma margem significativa.”

O presidente da Microsoft, Brad Smith, deu uma cutucada velada no Google nesta segunda-feira.

“Hoje, apenas uma empresa está verticalmente integrada de uma forma que inclui todas as camadas de IA, desde chips até uma próspera loja de aplicativos móveis”, disse ele no Mobile World Congress em Barcelona.

Zavery também criticou os acordos da Microsoft com fornecedores individuais de nuvem, dizendo que estes ignoram as questões mais amplas. O grupo comercial CISPE disse no mês passado que estava em negociações com a Microsoft para resolver sua reclamação antitruste da UE sobre suas práticas de licenciamento de computação em nuvem.

“A Microsoft tem sido muito inteligente, escolhendo fornecedores individuais que reclamam e fazem negócios unilaterais, mas não resolvem o problema mais amplo. Assim, eles também podem escolher os vencedores e os perdedores em muitos casos, então eles escolhem quem eles querem para competir', disse Zavery.

A Microsoft refutou as críticas.

“Ouvimos e trabalhamos de forma construtiva e direta com provedores de nuvem independentes para alterar nossos termos de licenciamento, abordando suas preocupações e proporcionando mais oportunidades para eles. Em todo o mundo, mais de 100 provedores de nuvem já aproveitaram essas mudanças”, disse um porta-voz da Microsoft.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. google intensifica criticas a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.