Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo abre crédito extraordinário de R$200 mi para enfrentamento da gripe aviária

Placeholder - loading - Animais em galinheiro no Rio de Janeiro 02/06/2023 REUTERS/Ricardo Moraes
Animais em galinheiro no Rio de Janeiro 02/06/2023 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O governo federal abriu crédito extraordinário de 200 milhões de reais em favor do Ministério da Agricultura e Pecuária para o enfrentamento da influenza aviária, conforme medida provisória publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente Lula e pela ministra do Planejamento, Simone Tebet.

O crédito extraordinário será aplicado no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), disse em nota o Ministério da Agricultura, pontuando que 'as ações de controle e contenção da doença serão intensificadas'.

Entre as ações de controle e combate à gripe aviária estão a rápida identificação, testagem e cuidados sanitários dos casos suspeitos, destacou a pasta. 'Para isso, as equipes técnicas poderão contar com reforço para as ações pontuais in loco', adicionou.

Até o momento houve a confirmação de casos de influenza aviária apenas em aves silvestres em quatro Estados brasileiros e está em vigor no país estado de emergência zoossanitária.

O Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial e mantém seu status de livre de influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal, exportando seus produtos para consumo de forma segura, destacou o ministério.

'O combate à gripe aviária é uma questão que merece a atenção de todos, pois o avanço da doença poderia impactar diversos setores do país', afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, no comunicado.

'Por isso, essa medida do presidente Lula e o trabalho que estamos fazendo conjunto com os ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ibama e Defesa Civil, além dos órgãos estaduais, vai nos dar mais segurança para o enfrentamento a esta crise sem maiores riscos.'

(Por Marta Nogueira)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo abre credito …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.