Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Governo apresentará reforma tributária logo após aprovar Previdência, diz Bolsonaro

Governo apresentará reforma tributária logo após aprovar Previdência, diz Bolsonaro

Reuters

20/05/2019

Placeholder - loading - Bolsonaro, em cerimônia no Planalto  09/04/2019  REUTERS/Adriano Machado
Bolsonaro, em cerimônia no Planalto 09/04/2019 REUTERS/Adriano Machado

Atualizada em  20/05/2019

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, em publicação no Twitter, que o governo apresentará ao Congresso uma proposta de reforma tributária depois que a reforma previdenciária for aprovada, por compreender ser 'um desejo urgente dos brasileiros'.

Segundo Bolsonaro, a aprovação da Nova Previdência é a 'porta de entrada para o progresso' do Brasil e viabilizará diversas ações econômicas benéficas para o país, como a reestruturação do sistema tributário.

A tramitação da reforma da Previdência no Congresso tem preocupado os investidores, que consideram haver uma falta de articulação política do governo para fazer o projeto avançar.

Na sexta-feira, o presidente da comissão especial da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), disse à Reuters que a Câmara dos Deputados irá assumir a dianteira das negociações e produzirá um novo texto a partir das emendas apresentadas e da proposta original.

Segundo Ramos, o novo texto trará as modificações necessárias para garantir que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) tenha os 308 votos necessários pra ser aprovada quando for a plenário, sem comprometer nem o impacto fiscal pretendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de cerca de 1 trilhão de reais, e nem o cronograma de votações.

Ramos, no entanto, recuou no fim de semana da ideia de propor um novo texto e disse que a intenção dos parlamentares é fazer mudanças significativas na estrutura do projeto, como rejeitar a chamada desconstitucionalização defendida pelo governo, segundo reportagem do jornal O Globo nesta segunda-feira.

'Não vejo possibilidade de um novo texto, partindo do zero. Mas a desconstitucionalização e a capitalização não ficarão do jeito que estão. Para mim, isso é uma mudança estrutural na proposta construída pela equipe do ministro da Economia', afirmou Ramos, de acordo com o jornal.

Nesta segunda-feira, Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, participarão da apresentação da segunda fase da campanha publicitária 'Nova Previdência: Pode perguntar', e se reúnem em seguida no Palácio do Planalto.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.