Governo quer reposicionamento político de ações que tem na Eletrobras, diz Silveira
Governo quer reposicionamento político de ações que tem na Eletrobras, diz Silveira
Reuters
16/05/2023
(Reuters) - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer o 'reposicionamento político' das ações que detém na Eletrobras e por isso recorreu ao Judiciário para que seu poder de voto no conselho da companhia corresponda aos 43% de ações que detém na empresa.
Em entrevista à GloboNews, Silveira fez coro às críticas que Lula faz frequentemente ao modelo de privatização da companhia elétrica e classificou de 'criminosa' a modelagem da 'golden share' que a União detém na Eletrobras, argumentando que ela não dá poderes ao governo na gestão da companhia.
Silveira disse ainda à emissora que a Petrobras analisa readquirir ativos que foram vendidos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e disse que refinarias 'estratégicas' estariam entre esses ativos que poderiam ser recomprados pela estatal.
(Por Eduardo Simões)
Reuters

