Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo vai tirar trava a PPPs em saneamento e pretende atrair 120 bi em investimentos, diz ministro das Cidades

Placeholder - loading - Funcionários trabalham em obra da Sabesp 4/03/2015  REUTERS/Nacho Doce
Funcionários trabalham em obra da Sabesp 4/03/2015 REUTERS/Nacho Doce

Publicada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal vai alterar as regras do marco de saneamento para permitir Parcerias Público-Privada em até 100% da operação, hoje o percentual está limitado a 25%, com a previsão de destravar investimentos no setor de 120 bilhões de reais, disse à Reuters o ministro das Cidades, Jader Filho.

A mudança autoriza que Estados e municípios terceirizem 100% das operações de saneamento, mas sem privatizá-las, uma reivindicação dos prefeitos e governadores, com a expectativa de obter investimentos mais rápidos na universalização do acesso a água e esgoto.

'Nós sempre deixamos claro que o que nos interessa é o investimento. Seja público, privado, por concessão ou PPPs', disse o ministro. 'O presidente Lula sempre destacou isso. É preciso criar um ambiente para o investimento. Além de injetar mais recursos para alcançar universalização, ainda gera emprego e renda para o país.'

Na avaliação de Jader Filho, o governo anterior, autor da proposta do marco do saneamento aprovada no Congresso em 2020, privilegiou as privatizações, mas o modelo não necessariamente atraía mais investimentos e acelerava a universalização.

O decreto com as mudanças nas normas será assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira, e também estende o prazo para que os municípios se organizem em blocos regionais de operação para dar início aos processos. O prazo terminava na última sexta-feira, mas será prorrogado para dezembro de 2025.

A estimativa do ministério é que, se os prazos não fossem alterados, 1.113 municípios no país ficariam impedidos de receber recursos federais por não terem regularizado a participação nos chamados blocos de referência.

'Não tem sentido isso. A ideia não é penalizar os municípios, é avançar a universalização', disse Jader Filho.

Outra mudança prevista no decreto é o fim da outorga nas concessões quando há uso de recursos federais, com processos feitos através dos bancos públicos -- ou seja, quem ganhar não terá de pagar um valor pela exploração do serviço ao governo em questão. A prioridade será dada a projetos que combinem a menor tarifa ao usuário com o cronograma mais rápido de universalização, explicou o ministro.

'Não tem lógica receber outorga para usar com asfalto, festas, outras coisas, quando a gente considera que o dinheiro da outorga vem, em última instância, do cidadão que paga a tarifa', defendeu.

Não há previsão de mudanças, explica o ministro, nos critérios de análise de saúde financeira das empresas e nem nas etapas de fiscalização do cumprimento das metas de universalização, que continuam a cargo da Agência Nacional de Águas (ANA).

'Não alteramos nenhum critério, continuam rígidos e estabelecemos datas intermediárias para a agência verificar se as empresas estão cumprindo seus cronogramas', disse o ministro, explicando que o Ministério das Cidades ficará a cargo das diretrizes, mas não da fiscalização.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo vai tirar trava a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.