alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Gratidão deveria estar mais presente na vida dos indivíduos, aponta estudo

    Pesquisa avaliou o impacto do hábito na vida humana, por meio do envio de cartas de agradecimento

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    Ser uma pessoa grata pode impactar na saúde, no humor e no bem estar geral, indica pesquisa. A reportagem foi publicada pela renomada revista americana Time. Aliás, isso pode ser uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para melhorar a sua saúde mental. E há modos bem simples de demonstrar tal sentimento no cotidiano, como através do envio de cartas.

    Uma pesquisa, publicada recentemente na Psychological Science, sugere que as pessoas subestimam cronicamente o poder de expressar a gratidão e acham que isso pode ser bem complicado, encontrando, assim, inúmeros impedimentos para realizar essa prática simples, porém, impactante. 


    Para o coautor da pesquisa, Amit Kumar, um professor assistente de marketing da Universidades do Texas, dizer obrigada pode melhorar a felicidade de alguém, e isso pode maximizar o bem estar do próximo. Aliás, se ambos estão se beneficiando disso, esse é o tipo de ação, que nós devemos buscar com mais frequência em nossas vidas diárias.

    Essa pesquisa envolveu uma série de experimentos, mas o conceito foi basicamente o mesmo: As pessoas tinham que enviar uma carta para alguém presente na vida delas, expressando gratidão. Antes de mandar a carta, quem escrevia o texto era questionado sobre como esperava que o destinatário iria reagir. Depois, os pesquisadores conversaram com os destinatários sobre as suas reações.

    O resultado foi que os remetentes julgaram consideravelmente que os destinatários iriam receber o conteúdo de uma forma pior do que aconteceu, subestimando o humor dos destinatários e também os níveis de surpresa ao receber a carta. Kumar apontou as diferentes prioridades e preocupações dos destinatários e remetentes.

    Os estudiosos observaram o antes e depois dos remetentes e concluíram que escrever o material os deixou de forma mais positiva— a descoberta vai ao encontro com outros achados com o mesmo tema, mostrando os efeitos da gratidão, que inclusive aumenta o bom humor.

    De modo geral, segundo o coautor, escrever cartas de gratidão quase não implicam em custo nenhum. Além de ser algo que pode ser feito em apenas alguns minutos. 


    A mensagem principal da pesquisa é que as pessoas devem agradecer tudo de forma mais constante na vida, e precisamente o modo que o ser humano encontra para realizar o ato em si, não importa, então, fica aí uma dica de como tornar a prática mais presente no seu cotidiano: por meio das palavras escritas.

     




    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. gratidao deveria estar mais …
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.