Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Gritar traz risco maior de transmissão da Covid-19 do que cantar em voz baixa

Conclusão consta em estudo recente realizado no Reino Unido pelo projeto PERFORM e foi veiculado pela Agência Einstein, via UOL

Placeholder - loading - Photoshoot/Divulgação
Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

Um estudo recente realizado por pesquisadores do Reino Unido mostrou que gritar apresenta um risco maior de transmissão do novo coronavírus comparado a cantar em voz baixa ou respirar em silêncio. A conclusão consta em pesquisa do projeto PERFORM e foi veiculado pela Agência Einstein, via UOL.

Veja também: Estudo mostra que distanciamento também reduz gravidade da Covid-19

Liderada por pesquisadores de sete universidades e organizações de saúde britânicas, a pesquisa teve como objetivo encontrar recomendações para a realização segura de musicais ao vivo durante a pandemia.

No experimento, os cientistas calcularam a quantidade de aerossóis e gotículas liberadas por um grupo de 25 pessoas enquanto elas respiravam, falavam, tossiam ou cantavam, por exemplo. Os indivíduos também repetiram a letra de “Happy Birthday” (Parabéns Pra Você) em forma de canto e fala, seguindo intervalos de decibéis (db) de 50-60, 70-80 e 90-100.

Conforme os participantes aumentavam o volume da voz – cantando ou falando –, mostraram os resultados, a massa de aerossol expelida também crescia, sugerindo que a vocalização apresenta um risco maior de transmissão para a Covid-19.

O estudo recomenda que a realização de apresentações musicais deve levar em conta o volume e duração da vocalização, além do número de participantes e o ambiente em que a atividade ocorre, ao invés do tipo de vocalização. “Para mitigar os riscos, o uso de amplificadores e a maior atenção à ventilação também devem ser empregados”, acrescenta o documento.

A pesquisa, que também recebeu apoio das agências de saúde e de cultura ligadas ao governo local, foi a primeira realizada em um cenário de “fundo zero”, o que, segundo os cientistas, viabilizou a identificação inequívoca dos aerossóis produzidos em vocalizações específicas.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. gritar traz risco maior de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.