Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Grupo guerrilheiro ELN admite ataque contra academia de polícia na Colômbia; insiste em diálogo

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Grupo guerrilheiro ELN admite ataque contra academia de polícia na Colômbia; insiste em diálogo"

Publicada em  

BOGOTÁ (Reuters) - O grupo guerrilheiro colombiano Exército da Libertação Nacional (ELN) admitiu nesta segunda-feira ser responsável por um ataque com carro-bomba contra uma academia de polícia que deixou 21 mortos em Bogotá, afirmando que o ato foi “lícito” e insistindo em uma negociação política para encerrar o conflito armado.

O ataque de quinta-feira contra a Escola de Cadetes General Francisco de Paula Santander, um centro de formação de oficiais da Polícia Nacional, foi cometido por um carro carregado com 80 kg de explosivos. Durante o ataque, morreram o motorista do veículo, que pertencia ao ELN, e 20 cadetes.

“A Escola de Cadetes da Polícia Nacional é uma instalação militar, lá recebem instrução e treinamento os oficiais que então realizam inteligência de combate, conduzem operações militares, participam ativamente da guerra contrainsurgente e tratam como guerra o protesto social”, disse o grupo rebelde em seu site.

“Portanto, a operação realizada contra tais instalações e tropas é lícita dentro do direito da guerra, não houve nenhuma vítima não combatente”, acrescentou.

O presidente da Colômbia, Iván Duque, já havia acusado o ELN de conduzir o ataque, o pior do tipo em 15 anos, e pedido que Cuba capturasse 10 líderes do grupo que se encontram em Havana para extraditá-los à Colômbia.

Entretanto, Cuba negou o pedido de Duque e afirmou que atuará em estrito respeito aos Protocolos do Diálogo da Paz firmados entre o governo colombiano e o ELN, incluindo os termos relacionados à ruptura da negociação.

Os protocolos estabelecem garantias mínimas de segurança aos líderes guerrilheiros para regressar a zonas montanhosas e de selva da Colômbia, os deixando a salvo de operações militares durante determinado período de tempo acordado previamente.

(Reportagem de Luis Jaime Acosta)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. grupo guerrilheiro eln admite …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.