Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Guarda Nacional auxiliará busca de vítimas do incêndio florestal mais letal da Califórnia

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Guarda Nacional auxiliará busca de vítimas do incêndio florestal mais letal da Califórnia"

Publicada em  

Por Terray Sylvester

PARADISE, Estados Unidos (Reuters) - Tropas da Guarda Nacional norte-americana devem chegar nesta quarta-feira à Califórnia para ajudar a buscar vítimas nas ruínas incineradas da cidade de Paradise, destruída pelo incêndio florestal mais letal da história do Estado.

O contingente da Guarda, cerca de 100 policiais militares treinados para buscar e identificar restos humanos, reforçará as equipes de resgate lideradas por médicos legistas, unidades de cães farejadores e antropólogos forenses que já vasculham o cenário fantasmagórico do incêndio que deixou ao menos 48 mortos.

A busca minuciosa e desoladora se concentra no pouco que restou de Paradise, cidade do condado de Butte situada cerca de 280 quilômetros ao norte de San Francisco, que foi tomada pelas chamas e praticamente destruída na quinta-feira.

O incêndio fatal, alimentado por arbustos espessos e desidratados pela seca e por ventos intensos, liderou uma temporada de incêndios florestais catastrófica na Califórnia que especialistas atribuem a períodos prolongados de seca que dizem ser sintomáticos da mudança climática global.

O desastre do condado de Butte coincidiu com uma série de incêndios no sul da Califórnia, sobretudo o Incêndio Woolsey, que matou duas pessoas, destruiu mais de 400 estruturas e deslocou cerca de 200 mil pessoas nas montanhas e sopés das colinas próximas do litoral de Malibu, situado a oeste de Los Angeles.

As origens dos incêndios Camp e Woolsey foram listadas como 'sob investigação', mas duas prestadoras de serviço, Southern California Edison e Pacific Gas & Electric , relataram a agências reguladoras que tiveram problemas com linhas de energia ou subestações por volta do horário em que se relatou o início dos incêndios.

Na noite de terça-feira, graças a diminuição dos ventos e a elevação dos níveis de umidade, equipes de bombeiros conseguiram abrir linhas de contenção ao redor de mais de um terço dos dois incêndios, reduzindo a ameaça imediata a vidas e propriedades.

O secretário do Interior dos EUA, Ryan Zinke, e o governador da Califórnia, Jerry Brown, devem visitar às áreas nesta quarta-feira, depois que o presidente Donald Trump declarou as zonas áreas de desastre, acelerando a liberação de assistência federal.

Depois de vistoriar algumas das zonas de incêndios florestais anteriores da Califórnia em agosto, Zinke culpou a 'má administração grave das florestas' por causa das restrições ao corte de madeira, que disse serem apoiadas por 'grupos ambientalistas terroristas'.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. guarda nacional auxiliara …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.