Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Guerra na Ucrânia: startup brasileira desenvolve equipamento que garante água potável aos atingidos

Helena Cursino, co-fundadora da PWTech, fala com a Antena 1 sobre o PW5660

Placeholder - loading - Garrafas com água azuis. - iStock
Garrafas com água azuis. - iStock

Publicada em  

Tendo em vista todas a guerra que vem se desenrolando em território ucraniano, a Antena 1 entrevistou Maria Helena Cursino, co-fundadora da PWTech, startup brasileira desenvolvedora do PW5660, uma equipamento que garantirá água de qualidade a mais de 10 mil civis atingidos pela guerra na Ucrânia.

PW Tech
Toque para aumentar

Muitas cidades do país estão sem recursos hídricos e cerca de 50 máquinas para purificação de água produzidas pela PWTech já foram transportadas à Varsóvia, capital polonesa, a fim de ajudar os refugiados vindos da fronteira.

A startup surgiu a partir da ideia de desenvolver uma máquina que fosse atender as necessidades da sociedade. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, no Brasil são 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável, já de acordo com um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF, no mundo são quase 2 milhões de indivíduos.

O PW5660

Cursino contou que a startup nasceu com o propósito de levar água potável para lugares remotos e de difícil acesso. Assim, a PWTech desenvolveu o PW5660, equipamento portátil e de fácil manuseio - ele pesa apenas 12 quilogramas - que consiste em uma sequência de filtros e membranas que purificam a água imediatamente, eliminando 100% dos vírus e bactérias.

PW5660
Toque para aumentar

Para fazer o PW5660 funcionar, é necessário apenas plugá-lo em alguma fonte de energia - seja uma tomada, placa voltaica, geradores ou até mesmo uma bateria de carro; “Plugou, bebeu”, brinca Cursino. A co-fundadora da PW Tech também afirma que a estrutura do PW5660 é muito resistente, fazendo dele um aparelho versátil.

“Essas facilidades foram desenvolvidas para ser um equipamento acessível. Percebemos que outros tipos de tratamento de água são muito complexos para poder atingir lugares isolados”, explica Helena Cursino. “O único pré-requisito que ele tem é possuir algum recurso hídrico próximo - seja um rio, lago, água de chuva, etc”, conclui.

O PW5660 produz cerca de 6 mil litros de água por dia, podendo abastecer mais de 10 mil pessoas, dependendo da quantidade de equipamentos e do propósito com o qual ele será usado.

PW Tech na Ucrânia

Cursino conta que em 2020 a UNOPS (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos) elegeu a PW Tech para fornecer equipamentos direcionados ao combate e prevenção de incêndios.

Uma vez tendo feito esse trabalho, em 2021 a ABC (Agência Brasileira de Cooperação) solicitou aparelhos para fornecer ao Haiti, que estava sofrendo as consequências de um terremoto.

Assim, a PW Tech foi consolidando ainda mais seu título de referência na área e em 2022 foi novamente convocada, desta vez para fornecer auxílio à Ucrânia, onde várias áreas perderam suas redes de distribuição de água por causa dos ataques e bombardeios ao território. O PW5660 foi disponibilizado para as partes mais necessitadas do país.

Mesmo sem feedbacks concretos até o momento, Cursino se mostra otimista sobre os resultados do equipamento, e conta mais sobre a situação no Haiti; “Conseguimos ajudar mais de 100 mil pessoas. Recebemos fotos das comunidades trazendo o aparelho nas garupas de motos [...] Sabemos que nos locais onde o PW5660 chegou ele foi abraçado e efetivamente utilizado.”

Ela finaliza dizendo: “A PW Tech está disponível para ajudar e contribuir na diminuição da carência de água potável onde for preciso; não temos fronteiras. A disponibilização de equipamentos depende de demandas dos governos e instituições oficiais. Por outro lado, também trabalhamos com grandes empresas."

Sobre projetos futuros, Cursino diz que estão continuamente auxiliando locais em necessidade - como o Líbano, por exemplo - seja através da UNOPS ou de empresas tais quais a Vale, com a qual trabalha no caso de Brumadinho.

Veja também:

ARTISTAS PEDEM PELA PAZ NA UCRÂNIA

PLAYLIST ANTENA 1: MÚSICAS PELA PAZ

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. guerra na ucrania startup …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.