Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Há 46 anos, Peter Frampton lançou um compacto com "Baby I Love Your Way"

O single, divulgado originalmente um ano antes, alcançou posições favoráveis nas principais paradas musicais pelo mundo

Placeholder - loading - Peter Frampton em apresentação de show. - Divulgação
Peter Frampton em apresentação de show. - Divulgação

Publicada em  

Em junho de 1976, o cantor, compositor e produtor de rock inglês Peter Frampton lançou a segunda versão de um dos seus maiores sucessos comerciais, "Baby I Love Your Way", em formato único de vinil.

A música foi escrita pelo próprio artista um ano antes, no ano de 1975, para compor originalmente o quarto álbum de estúdio intitulado “Frampton”. Assim, no ano seguinte, 1976, foi lançada uma versão do single ao vivo para fazer parte do seu álbum multi-platina, “Frampton Comes Alive!”. Na época, a obra chegou ao 12º lugar na Billboard Hot 100 em território norte-americano, além de também alcançar a 3ª posição no Canadá.

Imagem de conteúdo da notícia "Há 46 anos, Peter Frampton lançou um compacto com "Baby I Love Your Way"" #1
Toque para aumentar

Apesar do lançamento original não ter feito tanto sucesso quanto o esperado, a seguinte versão que compunha o “Frampton Comes Alive”, foi lançada com mais de oito milhões de cópias, apenas em território norte-americano!

A recepção crítica foi relativamente boa. A Billboard a descreveu como "rocker fácil" e ainda disse que a parte da música em que Frampton canta a letra do título fez "um gancho eficaz". A Cash Box, revista comercial renomada da indústria da música, chamou de "uma excelente música" explicando que "principalmente, esta é uma música acústica, e Frampton canta com sensibilidade sobre o fundo suave".

Entretanto, apenas alguns anos depois, em 2017, o cantor chegou a contar em suas redes sociais que por mais que o single, na época de seu lançamento tenha alcançado um número estrondoso de ouvintes, “Por 55 milhões de streams de ‘Baby I Love Your Way’, recebi US$ 1.700. Fui a Washington com a ASCAP no ano passado para conversar com os legisladores sobre isso. Seus queixos caíram e eles me pediram para repetir isso para eles”. Ele também contou que discutiu essa música sobre pagamentos de receitas desiguais de serviços de streaming de música.

Relembre o sucesso:



E é claro que um sucesso como esse ganharia posteriormente a admiração de tantos outros artistas reconhecidos da indústria musical a ponto de regravarem o hit cobiçado.

No ano de 1988, o grupo americano de freestyle e dance-pop Will To Power alcançou o topo das principais paradas nos Estados Unidos com um medley da canção. Essa produção acabou rendendo royalties substanciais para Frampton, ou seja, uma quantia favorável pelo direito de uso, exploração e comercialização do single.



LEIA TAMBÉM: ANIVERSÁRIO PETER FRAMPTON: 72 ANOS DO GUITARRISTA

Quase dez anos depois, em fevereiro de 1994, a banda americana de reggae/pop Big Mountain lançou um cover da música, que inclusive apareceu na trilha sonora do filme de comédia-drama romântico americano Reality Bites.

A nova versão fez um tremendo sucesso a nível mundial, chegando a alcançar a 6ª posição na Billboard Hot 100 dos EUA e 2º lugar no UK Singles Chart, ficando apenas atrás de "Love is All Around" de Wet Wet Wet que liderava o ranking.

E não parou por aí! O single alcançou o Top 10 em diversos países da Europa, além de alcançar o topo na Dinamarca, Espanha e Suécia, por exemplo. Também alcançou o Top 5 na Austrália e Nova Zelândia, bem como no Canadá, onde alcançou a 2ª posição.



E mais uma vez a Billboard e a Cash Box não poderiam ficar de fora para analisar a música. A primeira a analisou favoravelmente, chamando-a de "versão da terra" que estava "no bolso das tendências atuais" da época. Já a Cash Box escreveu: "Esta música trata da beleza do assunto que o grupo está focando. As letras são muito intensas e espirituais e são aprimoradas pelas cordas cruas e instrumentos de sopro que cativam a imaginação".

Agora, ouça os hits de Peter Frampton mais pedidos aqui na Antena 1:

I'm In You (1977)

It's A Sad Affair (1978)

Show Me The Way (1996)

Veja também:

Aniversário Ian McKellen: relembre grandes papéis do ator britânico

LETRA E TRADUÇÃO: Harry Styles - Love Of My Life

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ha 46 anos peter frampton …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.