Haddad diz que pode assumir função na campanha de Lula à reeleição
Haddad diz que pode assumir função na campanha de Lula à reeleição
Reuters
08/07/2025
Atualizada em 08/07/2025
(Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira não acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe pedirá para sair candidato a algum cargo na eleição do ano que vem, mas admitiu que poderia assumir uma função de coordenação na campanha do chefe do Executivo à reeleição.
'Eu poderia assumir uma função na campanha, não teria problema. Poderia ficar (no cargo) até o final. Isso eu posso discutir com o presidente', disse Haddad em entrevista ao Metrópoles.
O ministro apontou, no entanto, que seu desejo é permanecer à frente da pasta até o final do atual mandato de Lula, em dezembro de 2026, e concluir sua agenda no ministério, mas disse que, no momento, não há qualquer decisão sobre deixar o cargo no ano que vem.
'Se eu for coordenar a campanha, eu não posso ficar... Eu pretendo (permenecer como ministro até o fim do governo), mas não é uma coisa que eu posso afirmar, porque eu não tenho mandato. O cargo é do presidente da República', completou.
Haddad reiterou que nunca conversou com Lula sobre qualquer cenário para 2026 e garantiu que o presidente será candidato à reeleição.
Prefeito de São Paulo entre 2013 e 2016, Haddad foi candidato a presidente em 2018, quando Lula estava inelegível, e a governador de São Paulo em 2022, sendo derrotado em ambas.
Ele é frequentemente apontado como possível candidato do PT ao governo de São Paulo ou ao Senado, além de ser visto como possível sucessor de Lula caso o presidente não dispute a reeleição no ano que vem, quando estará com 80 anos.
(Por Fernando Cardoso, em São Paulo)
Reuters

