Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Haddad espera resolver nesta semana mudanças no IOF combinadas com medidas estruturais para fiscal

Haddad espera resolver nesta semana mudanças no IOF combinadas com medidas estruturais para fiscal

Reuters

02/06/2025

Placeholder - loading - Ministro da Fazenda, Fernando Haddad 29/01/2025 REUTERS/Adriano Machado
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad 29/01/2025 REUTERS/Adriano Machado

(Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira que espera solucionar nesta semana a questão das mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) combinadas com medidas estruturais que busquem equacionar a questão fiscal do país.

Em conversa com jornalistas em Brasília, Haddad disse que os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), mostraram disposição em discutir medidas fiscais estruturais, não apenas soluções paliativas. Afirmou ainda que os temas levantados pelos presidentes das duas Casas estão em sintonia com o que pensa o Ministério da Fazenda.

'Os dois (Motta e Alcolumbre) apresentaram formalmente para nós um conjunto de assuntos sobre os quais eles gostariam de tratar junto aos líderes. Isso tem uma sintonia muito grande com aquilo que a Fazenda já tem no seu menu de possibilidades. Houve um confluência muito grande de propósitos', disse Haddad.

Haddad se reuniu na semana passada com Motta e Alcolumbre para discutir as alterações feitas por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas alíquotas do IOF e, após o encontro, Motta afirmou que o clima na Câmara era de aprovação de um projeto de decreto legislativo para derrubar a medida, adotada pelo governo em busca de cumprir a meta fiscal deste ano.

Motta afirmou ainda que o governo recebeu prazo de 10 dias para apresentar medidas fiscais estruturais. Nesta segunda, Haddad afirmou que disse aos presidentes das duas Casas legislativas que não precisaria desse prazo e disse esperar encaminhar o assunto ainda nesta semana.

'Os três presidentes -- da República, da Câmara e do Senado -- concluíram que vale a pena, nesta semana, antes da viagem do presidente, se debruçar sobre estas questões e tomar uma decisão. Então para nós, o fato de o presidente embarcar amanhã à noite significa que temos hoje e amanhã para, em sintonia com as duas Casas, porque já sabemos o que está na mesa, definir qual vai ser o recorte que vai ser feito dessas medidas e apresentar para os três presidentes', disse Haddad.

'Diante do que eu ouvi (de Motta e Alcolumbre) eu acredito que a gente possa resolver e melhorar tanto a regulação do IOF quanto -- mas aí combinado -- questões estruturais. Não dá para dissociar mais uma coisa da outra', disse.

Haddad disse que fará o que for preciso para cumprir as metas fiscais estabelecidas pela Fazenda e aprovadas pelo Congresso Nacional, ao mesmo tempo que disse preferir a adoção de medidas estruturais, que resolvam a questão fiscal no longo prazo, do que soluções paliativas de curto prazo.

(Por Eduardo Simões)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.