Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Hoje acontece a maior e mais brilhante superlua do ano

Confira dicas de como observar e fotografar o fenômeno.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Hoje acontece a maior e mais brilhante superlua do ano"

Publicada em  

Nesta terça-feira acontece a melhor superlua do ano. De tempos em tempos, o satélite natural atinge seu perigeu: o ponto da órbita mais próximo da Terra. Por esse motivo, ela parece muito maior.

O termo foi criado em 1979 e é usado frequentemente pelos astrônomos para resumir a união do perigeu com a Lua cheia. Apesar de não ser uma situação rara, é uma excelente oportunidade para quem quer começar a observar o céu.

"Em 19 de fevereiro, a Lua estará cheia apenas seis horas após atingir o perigeu, e será a maior e mais brilhante Lua cheia do ano. Uma outra Superlua também ocorreu em janeiro com um perigeu um pouco mais distante, a 14 horas da Lua cheia", disse Mitzi Adams, astrônomo da Nasa.

Quando a Lua está cheia e em seu perigeu – ou seja, é uma superlua – ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu, segundo a Nasa.

O fenômeno pode ser observado a olho nu, mas, segundo especialistas, é difícil fazer a distinção precisa dessas mudanças de tamanho e brilho.

Já se a intenção é fotografar a super lua, pode ser mais complicado. Por emitir bastante luz e ser fotografada normalmente quando já está totalmente escuro, a Lua acaba se tornando uma mancha branca no meio do céu. Para evitar isso, é interessante que ela seja fotografada antes que o céu esteja totalmente escuro – um bom horário é o momento do crepúsculo, por volta das 19 horas.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. hoje acontece a maior e mais …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.