alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Hoje acontece a maior e mais brilhante superlua do ano

    Confira dicas de como observar e fotografar o fenômeno.

    Placeholder - loading - news single img

    Publicada em  

    Nesta terça-feira acontece a melhor superlua do ano. De tempos em tempos, o satélite natural atinge seu perigeu: o ponto da órbita mais próximo da Terra. Por esse motivo, ela parece muito maior.

    O termo foi criado em 1979 e é usado frequentemente pelos astrônomos para resumir a união do perigeu com a Lua cheia. Apesar de não ser uma situação rara, é uma excelente oportunidade para quem quer começar a observar o céu.

    "Em 19 de fevereiro, a Lua estará cheia apenas seis horas após atingir o perigeu, e será a maior e mais brilhante Lua cheia do ano. Uma outra Superlua também ocorreu em janeiro com um perigeu um pouco mais distante, a 14 horas da Lua cheia", disse Mitzi Adams, astrônomo da Nasa.

    Quando a Lua está cheia e em seu perigeu – ou seja, é uma superlua – ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu, segundo a Nasa.

    O fenômeno pode ser observado a olho nu, mas, segundo especialistas, é difícil fazer a distinção precisa dessas mudanças de tamanho e brilho.

    Já se a intenção é fotografar a super lua, pode ser mais complicado. Por emitir bastante luz e ser fotografada normalmente quando já está totalmente escuro, a Lua acaba se tornando uma mancha branca no meio do céu. Para evitar isso, é interessante que ela seja fotografada antes que o céu esteja totalmente escuro – um bom horário é o momento do crepúsculo, por volta das 19 horas.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

     

    1. Home
    2. noticias
    3. hoje acontece a maior e mais …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.