Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Holanda diz ter frustrado tentativa de ataque hacker russo a organização de armas químicas

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Holanda diz ter frustrado tentativa de ataque hacker russo a organização de armas químicas"

Publicada em  

Por Anthony Deutsch e Stephanie van den Berg

HAIA (Reuters) - Autoridades da Holanda frustraram, em abril, uma tentativa de agentes de inteligência russos de lançarem ataque cibernético contra a Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), informou o ministro da Defesa holandês, Ank Bijleveld, nesta quinta-feira.

Em coletiva de imprensa em Haia, Bijleveld pediu que a Rússia encerre suas atividades cibernéticas que visam 'comprometer' as democracias ocidentais.

De acordo com o chefe da agência de inteligência militar da Holanda, quatro russos chegaram ao país no dia 10 de abril e foram pegos com equipamento de espionagem em um hotel localizado perto da sede da Opaq.

Na época, a organização estava trabalhando para identificar a substância utilizada em um ataque na cidade inglesa Salisbury contra o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia. A Opaq também tentava verificar qual substância havia sido usada em um ataque em Douma, na Síria.

Os quatro russos foram detidos na Holanda no dia 13 de abril e deportados, afirmou o general holandês Onno Eichelsheim, acrescentando que eles pretendiam ir a um laboratório em Spiez, na Suíça, para analisar amostras de armas químicas.

A inteligência militar russa 'é ativa aqui na Holanda... onde estão muitas organizações internacionais', disse.

(Reportagem de Toby Sterling)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. holanda diz ter frustrado …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.