Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Hospital da Venezuela ensina 'método canguru' a mães para economizar incubadoras

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Hospital da Venezuela ensina 'método canguru' a mães para economizar incubadoras"

Publicada em  

Por Vivian Sequera

CARACAS (Reuters) - O maior hospital maternidade da Venezuela está pedindo às mães para cuidarem de bebês prematuros sem gravidade através do contato pele a pele conhecido como 'método canguru', em vez de colocá-los em incubadoras, à medida que sofre com falta de equipamentos médicos.

Na semana passada, médicos do Hospital Concepción Palacios deram aulas para ensinar enfermeiras e mães como segurar recém-nascidos junto ao peito nu dentro de uma bolsa ou envoltos em panos.

Pesquisadores descobriram que o método canguru --que vem ganhando aceitação em países como Estados Unidos, Noruega e Finlândia-- é uma maneira de reduzir a mortalidade infantil e melhorar o desenvolvimento de bebês prematuros e abaixo do peso.

Na Venezuela, cujos hospitais públicos sofrem com a falta de remédios básicos e a fuga de enfermeiras e médicos para o exterior depois de cinco anos de crise econômica, o método canguru também pode ser uma forma de diminuir o uso de recursos escassos.

Um médico veterano do Concepción Palacios, que falou anonimamente, disse que o hospital carece de quase todo o material necessário para tratar dos pacientes, como água, desinfetante, leitos e cubículos.

O Ministério da Informação venezuelano não respondeu a um pedido de comentário sobre a falta de equipamento nos hospitais.

De acordo com as estatísticas mais recentes do Ministério da Saúde do país, a mortalidade infantil --a morte de crianças de menos de 2 anos-- aumentou 30 por cento em comparação com o ano anterior e chegou a 11.466 casos em 2016.

O relatório citou sepse neonatal, pneumonia, síndrome da angústia respiratória do recém-nascido e precocidade como as causas principais.

Lide Diaz, coordenadora do programa de método canguru do Concepción Palacios, disse que, graças à nova abordagem, as incubadoras estarão disponíveis para bebês cujo estado é considerado grave.

'Tiramos o bebê da incubadora... e o colocamos aqui', disse Lide, apontando para o peito.

O Concepción Palacios é o único hospital público da Venezuela com tal programa, já que outros não conseguem proporcionar o ano inteiro de acompanhamento que é necessário, explicou Lide. Os quartos do programa são bem conservados, com imagens de cangurus nas paredes.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) forneceu assistência técnica e equipamento médico para o hospital avaliar a saúde dos bebês.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. hospital da venezuela ensina …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.