Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Huawei lança celulares Mate 90 com chips redesenhados e sistema próprio

Huawei lança celulares Mate 90 com chips redesenhados e sistema próprio

Reuters

01/10/2026

Placeholder - loading - Celular dobrável com 3 telas da Huawei. REUTERS/Hasnoor Hussain
Celular dobrável com 3 telas da Huawei. REUTERS/Hasnoor Hussain

Por Che Pan e Eduardo Baptista

PEQUIM, 1 Out (Reuters) - A Huawei Technologies apresentou ​nesta quinta-feira sua série de smartphones Mate 90, apostando em seu sistema operacional próprio e na arquitetura de chips redesenhada para impulsionar seu desempenho diante das restrições dos Estados Unidos contra a companhia.

Em declarações à imprensa na terça-feira, antes do lançamento, o chefe da divisão de produtos de consumo da Huawei, Richard Yu, disse que a empresa ainda enfrenta restrições no fornecimento de chips avançados.

“A capacidade de produção de chips avançados continua muito limitada na China, e os chips de IA Ascend da Huawei também dependem dessa mesma capacidade”, disse Yu. “A capacidade para chips de smartphones continua escassa, embora o aumento dos preços dos smartphones tenha reduzido os volumes de remessa (de aparelhos).”

O lançamento testará se a Huawei consegue continuar aprimorando sua linha de smartphones, apesar das restrições dos EUA que limitaram seu acesso a ferramentas de ponta para ⁠a fabricação de chips, ⁠forçando a empresa a desenvolver formas alternativas de melhorar ​o desempenho dos ‌processadores.

A série Mate 90 sucede a linha Mate 80, lançada em novembro do ano passado. Os modelos premium, incluindo o Mate 90 Pro Max, são equipados com o Kirin 9050 Pro da Huawei, um sistema em chip construído com uma técnica que a Huawei chama de “LogicFolding”.

O método reestrutura a fiação interna do chip em três dimensões, em vez do layout plano e ⁠bidimensional convencional, permitindo um processamento mais denso e rápido, embora exija mais wafers de chip para sua produção.

Eric ​Xu, presidente rotativo da Huawei, afirmou em um evento para a imprensa em Xangai no mês passado que o fornecimento ​dos chips de IA Ascend 950 da empresa não conseguia atender à demanda ‌doméstica devido a restrições de capacidade.

Yu ​disse que ⁠a fabricação avançada de chips na China ainda depende de máquinas de litografia de ultravioleta profundo (DUV) e que, embora a tecnologia de ultravioleta extremo (EUV) seja “valiosa”, os fabricantes chineses ainda estão trabalhando para alcançá-la.

A Huawei utilizará mais chips fabricados com a técnica LogicFolding em futuros smartphones, disse Yu.

A ​Huawei não revelou quem fabrica o Kirin 9050 Pro. Acredita-se amplamente que a Semiconductor Manufacturing International Corp (SMIC), a principal fundição de circuitos lógicos da China, produza os chips Kirin utilizados na série Mate da Huawei, bem como seus processadores de IA Ascend. A SMIC não respondeu a um pedido de comentário.

Os smartphones mais recentes da Huawei rodam o sistema operacional HarmonyOS 7, desenvolvido internamente e independente do Android, que, segundo ​a empresa, suporta mais de 450 mil aplicativos e serviços.

O Mate 90 Pro Max, com 16 GB de memória e 512 GB de armazenamento, custará 9.999 iuans (US$1.491), 2.000 iuans a mais do que a mesma versão de seu antecessor no lançamento. Os modelos padrão e Pro custam a partir de 5.999 iuans e 6.999 iuans, respectivamente.

A Huawei afirmou que os modelos Mate 90 de ponta oferecem um aumento de 31% no desempenho geral em relação à geração anterior de aparelhos emblemáticos.

SMARTPHONES DOBRÁVEIS

A Apple anunciou seu primeiro celular dobrável, o iPhone Duo, no mês passado, entrando em uma categoria há muito dominada pela Samsung Electronics e por rivais chineses, como a Huawei.

Yu disse que acolheu ​com satisfação a entrada da Apple no mercado. “Estou muito satisfeito em ver o lançamento de um produto semelhante por parte de nossos concorrentes”, disse ‌Yu.

A Huawei detém atualmente cerca de 75% do mercado chinês ⁠de smartphones dobráveis, disse ele.

“Entre 10 e 13 de setembro, as vendas do nosso celular dobrável Pura X Max dispararam 76% em relação à semana anterior, logo após o lançamento do iPhone Duo”, disse Yu, acrescentando que as vendas do Pura X Max, ⁠que tem tamanho semelhante ao do iPhone Duo, ultrapassaram 1,2 milhão de unidades na China ⁠desde o lançamento em abril.

A Apple deve comercializar 6 milhões de ⁠unidades do iPhone Duo em ⁠2026, ​com a China, o maior mercado mundial de celulares dobráveis, respondendo por quase um quarto desse total, de acordo com dados da Counterpoint Research.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.