Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Hypera compra portfólio de medicamentos da Takeda por US$825 mi

Placeholder - loading - Logo da Takeda em centro de pesquisas da empresa em Cambridge, Massachusetts, nos EUA 26/11/2018 REUTERS/Julie Steenhuysen
Logo da Takeda em centro de pesquisas da empresa em Cambridge, Massachusetts, nos EUA 26/11/2018 REUTERS/Julie Steenhuysen

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Hypera Pharma fechou acordo com a Takeda Pharmaceutical International para a aquisição de portfólio de 18 medicamentos isentos de prescrição (OTC) e de prescrição na América Latina por 825 milhões de dólares, segundo fato relevante da companhia brasileira nesta segunda-feira.

O portfólio inclui produtos em áreas terapêuticas como cardiologia, diabetes, endocrinologia, gastrenterologia, sistema respiratório e clínica geral, além de marcas como Neosaldina e Dramin. O conjunto de medicamentos teve receita líquida de cerca de 900 milhões de reais --83% no Brasil e 15% no México--, em 2019, segundo a Hypera.

'Quando concluído, esse passo transformador representará a maior aquisição da história da Hypera Pharma e está em linha com o seu já reconhecido foco estratégico de expansão de market share e investimento em marcas líderes com alto potencial de crescimento', afirmou a companhia no comunicado.

A Hypera disse que já assegurou com bancos linhas de crédito de 3,5 bilhões de reais para financiar a transação e afirmou que a conclusão da aquisição deve ocorrer até o final deste ano, sujeita a determinadas condições, incluindo aprovação dos órgãos antitruste e dos acionistas.

A aprovação da transação não dará aos acionistas o direito de retirada da companhia.

O acordo ainda prevê a fabricação e fornecimento em conexão com a transação, por meio do qual a Takeda continuará a fornecer produtos à Hypera, que também fortalecerá seu time de vendas e marketing com uma equipe de aproximadamente 300 pessoas que será transferida da Takeda quando do fechamento do negócio.

Com a conclusão da transação e a recente aquisição da marca Buscopan, a Hypera Pharma disse que passará a ser a maior empresa farmacêutica do Brasil e a líder absoluta em OTC, com participação de mercado de aproximadamente 20%, de acordo com o IQVIA.

A companhia também afirmou que a transação permitirá que ela continue a expandir seu portfólio de marcas líderes com faturamento anual acima de 100 milhões de reais e a fortalecer sua posição em segmentos estratégicos do mercado.

A Hypera realizará teleconferência sobre a aquisição às 12h (horário de Brasília).

(Por Paula Arend Laier; Edição de Pedro Fonseca)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. hypera compra portfolio de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.