Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Igreja abrirá arquivos secretos de Pio 13 por 'não temer a história'

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Igreja abrirá arquivos secretos de Pio 13 por 'não temer a história'"

Publicada em  

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Dizendo que 'a Igreja não tem medo da história', o papa Francisco anunciou nesta segunda-feira que planeja abrir inteiramente os arquivos secretos do Vaticano relativos ao papado de Pio 13 durante a guerra, um gesto de importância histórica que os judeus pleiteiam há décadas.

Muitos deles dizem que Pio 13, que reinou de 1939 a 1958, não fez o suficiente para ajudar aqueles que enfrentavam a perseguição da Alemanha nazista. A decisão de Francisco foi saudada por grupos judeus e por Israel.

O Vaticano sustenta que Pio 13 decidiu trabalhar nos bastidores, receoso de que uma intervenção pública piorasse a situação de judeus e católicos em uma Europa em guerra dominada por Hitler.

Em um discurso a membro dos Arquivos Secretos do Vaticano, Francisco anunciou que os registros serão abertos em 2 de março de 2020, acrescentando que o legado de Pio 13 vem sendo tratado com 'algum preconceito e exagero'.

A medida poderia eventualmente acelerar a canonização de Pio 13.

O Comitê Judeu Americano (AJC), que vem pedindo a abertura dos arquivos há mais de 30 anos, disse que a decisão de Francisco é bastante significativa.

Estudiosos agora podem avaliar objetivamente 'o registro histórico da mais terrível das épocas para reconhecer tanto as falhas quanto os esforços valorosos feitos durante o período da Shoah', disse o rabino David Rosen, diretor internacional de Assuntos Interreligiosos do AJC, à Reuters por email.

Shoah é a palavra hebraica para o Holocausto, no qual cerca de seis milhões de judeus foram assassinados.

'Estamos satisfeitos com a decisão e esperamos que ela permita o livre acesso a todos os arquivos relevantes', disse o embaixador de Israel no Vaticano, Oren David, à Reuters.

PERÍODO TRISTE E SOMBRIO

O papa disse no discurso que Pio 13 teve que conduzir a Igreja durante um dos 'períodos mais tristes e sombrios do século 20'.

Ele disse ter confiança de que 'uma pesquisa histórica séria e objetiva permitirá a avaliação (de Pio 13) sob a luz correta', incluindo uma 'crítica apropriada'.

A polêmica a respeito das ações de Pio 13 durante a guerra eclodiu em 1963, quando o dramaturgo alemão Rolf Hochhuth escreve o drama controverso 'O Vice, Uma Tragédia Cristã', em que acusou o pontífice de silenciar diante do Holocausto.

(Reportagem adicional de Rami Ayyub e Dan Williams em Jerusalém)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. igreja abrira arquivos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.