Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Igreja Católica da Espanha identifica centenas de supostos abusadores de crianças por oito décadas

Placeholder - loading - Igreja Católica da Espanha realiza missa em que se pediu perdão pelos abusos sexuais, em Bilbao, Espanha 24/03/2023 REUTERS/Vincent West
Igreja Católica da Espanha realiza missa em que se pediu perdão pelos abusos sexuais, em Bilbao, Espanha 24/03/2023 REUTERS/Vincent West

Publicada em  

MADRI (Reuters) - Uma investigação da Igreja Católica espanhola sobre abuso sexual de crianças por membros do clero e funcionários não clericais identificou até agora 728 supostos agressores e 927 vítimas desde a década de 1940, de acordo com seu primeiro relatório.

'Reconhecemos o dano causado', disse José Gabriel Vera, porta-voz da Conferência Episcopal Espanhola. 'Queremos ajudar todas as vítimas... acompanhá-las em sua cura.'

A questão ganhou destaque na Espanha em 2021, depois que o jornal El País relatou mais de 1.200 supostos casos, anos depois que escândalos de abuso sexual abalaram a Igreja em países como Estados Unidos, Irlanda e França.

Várias investigações foram lançadas, incluindo uma liderada pelo ombudsman do país e a própria investigação interna da Igreja.

“Queremos saber o que deu errado na seleção dos candidatos ao sacerdócio, o que deu errado na formação... o que levou uma pessoa que decidiu se entregar a Deus a se entregar ao abuso sexual”, disse Vera.

O relatório, que compilou depoimentos de vítimas e não é prova de culpa ou inocência, informou que mais de 99% dos supostos perpetradores eram do sexo masculino e que metade dos agressores era clérigo. A maioria dos casos registrados aconteceu nas décadas de 1960-1980.

Segundo as vítimas - a maioria do sexo masculino - mais de 63% dos supostos agressores morreram.

No ano passado, o gabinete do procurador nacional da Espanha escreveu em uma carta ao ombudsman que a investigação interna da Igreja era 'parcial' e 'de pouca utilidade'.

(Reportagem de Emma Pinedo e Miguel Gutierrez)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. igreja catolica da espanha …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.