Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Índia se diz ainda comprometida a 'não ser a primeira a usar' armas nucleares

Placeholder - loading - Ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, participa de entrevista em Srinagar 7/6/2018 REUTERS/Danish Ismail
Ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, participa de entrevista em Srinagar 7/6/2018 REUTERS/Danish Ismail

Publicada em  

Por Sanjeev Miglani

NOVA DÉLI (Reuters) - A Índia se atém ao seu compromisso de 'não ser a primeira a usar' armas nucleares, mas as diretrizes futuras dependerão da situação, disse o ministro da Defesa do país nesta sexta-feira, o que analistas disseram ter introduzido certa ambiguidade em uma doutrina de segurança nacional crucial.

A Índia se declarou uma potência detentora de armas nucleares depois de realizar testes subterrâneos em 1998, e o rival de longa data Paquistão reagiu com seus próprios testes pouco depois. Desde então, especialistas nucleares dizem que os rivais vêm desenvolvendo armas nucleares e mísseis para lançá-las.

Em uma visita a Pokhran, local situado no oeste da Índia que sediou os testes nucleares, o ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, prestou homenagem a Atal Behari Vajpayee, falecido primeiro-ministro e líder reverenciado dos hindus nacionalistas governistas, por tornar o país uma potência nuclear.

'Pokhran é a área que testemunhou a determinação firme de Atal Ji de transformar a Índia em uma potência nuclear e ainda assim continuar firmemente comprometida à doutrina de 'não ser a primeira a usar'', disse.

'A Índia se atém estritamente a esta doutrina. O que acontece no futuro depende das circunstâncias.'

À época dos testes, a Índia disse precisar de um elemento dissuasivo contra a China, já detentora de armas nucleares, mas também se preocupa há tempos com as capacidades nucleares do Paquistão.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. india se diz ainda …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.