Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Índia tem intenção positiva e mente aberta sobre expansão dos Brics, diz secretário de Relações Exteriores

Placeholder - loading - Vice-chanceler da China, Ma Zhaoxu, chanceler do Brasil, Mauro Vieira, ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor, chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, e ministro das Relações Ext
Vice-chanceler da China, Ma Zhaoxu, chanceler do Brasil, Mauro Vieira, ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor, chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, e ministro das Relações Ext

Publicada em  

Por Krishn Kaushik

NOVA DÉLHI (Reuters) - A Índia tem 'intenções positivas e uma mente aberta' com relação à expansão do grupo de países Brics, disse o secretário de Relações Exteriores indiano, Vinay Kwatra, nesta segunda-feira.

'Não queremos antecipar o resultado das discussões sobre a expansão dos Brics', disse ele, antes de uma cúpula do grupo, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em Johanesburgo, de 22 a 24 de agosto, da qual o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, deverá participar.

Ele disse que os Brics estão discutindo o aumento do comércio em moedas nacionais. Mas, embora o Brasil e a Rússia tenham mencionado a possibilidade de uma moeda comum para o bloco, isso não faz parte da agenda.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, discursará virtualmente na cúpula, enquanto seu ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, comparecerá em seu lugar.

A reunião presencial será a primeira para os líderes das nações dos Brics desde 2019, e a expansão é uma parte importante da agenda do encontro.

Em meio à insatisfação com a ordem mundial vigente, cerca de 40 nações manifestaram interesse em se juntar ao grupo, para torná-lo um campeão da defesa do 'Sul Global'.

Kwatra disse que, como o grupo depende da obtenção de um consenso, seus membros precisariam concordar com os critérios de como ele deve ser expandido e com os princípios orientadores. De fato, todos os membros ainda não estão de acordo com a ideia de expansão.

Uma 'parte substancial' das discussões tem se concentrado em impulsionar o comércio entre eles em moedas locais, disse Kwatra.

(Reportagem de Krishn Kaushik)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. india tem intencao positiva e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.