Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Índice da China atinge máxima de quatro anos com alta  do setor tecnológico

Índice da China atinge máxima de quatro anos com alta  do setor tecnológico

Reuters

06/05/2026

Placeholder - loading - Painel eletrônico mostra os índices de ações de Xangai enquanto as pessoas caminham em uma ponte para pedestres no distrito financeiro de Lujiazui em Xangai, China, em 2 de março de 2026 REUTERS/Go Na
Painel eletrônico mostra os índices de ações de Xangai enquanto as pessoas caminham em uma ponte para pedestres no distrito financeiro de Lujiazui em Xangai, China, em 2 de março de 2026 REUTERS/Go Na

XANGAI, 6 Mai (Reuters) - O índice de ​blue-chips da China atingiu a maior alta em quatro anos nesta quarta-feira, com os operadores retornando de um feriado de cinco dias e comprando ações de tecnologia, inspirados pelo persistente entusiasmo global pela inteligência artificial e por novos sinais de resiliência econômica da China.

As ações de Hong Kong também subiram, juntando-se a uma alta regional, à medida que cresciam as esperanças de um acordo entre os EUA e o Irã para pôr fim à guerra de dois meses ⁠no ⁠Oriente Médio.

No fechamento, o índice CSI300, ​que ‌reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,5%, seu nível mais alto desde o início de 2022. O índice de Xangai teve alta de 1,1%, enquanto o índice Hang Seng, de ⁠Hong Kong, subiu 1,2%.

Dados divulgados na quarta-feira mostraram que a atividade ​de serviços da China expandiu-se em um ritmo mais rápido em abril.

O ​otimismo também foi impulsionado pelo crescimento robusto ‌do setor de ​tecnologia da ⁠China.

O lucro líquido de 2025 das empresas listadas na bolsa de startups ChiNext, de Shenzhen, e no STAR Market, de Xangai, cresceu 20% ano a ano, superando em muito ​o mercado mais amplo, refletindo o sucesso provisório da reestruturação econômica da China.

Um índice que acompanha os fabricantes de chips chineses subiu 9%, atingindo o maior nível de todos os tempos, enquanto os investidores também investiram ​em ações de IA .

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça-feira que faria uma breve pausa em uma operação para ajudar a escoltar navios pelo Estreito de Ormuz, citando o progresso em direção a um acordo abrangente com o Irã.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei permaneceu fechado.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,22%, a 26.213 pontos.

. Em XANGAI, o índice ​SSEC ganhou 1,17%, a 4.160 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores ‌companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, ⁠avançou 1,45%, a 4.877 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 6,45%, a 7.384 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou ⁠alta de 0,91%, a 41.138 pontos.

. Em CINGAPURA, ⁠o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,14%, ⁠a 4.927 pontos.

. ⁠Em ​SYDNEY, o índice S&P/ASX 200 avançou 1,30%, a 8.793 pontos.

(Reportagem Redação de Xangai)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.