alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Inglaterra escolhe matemático Alan Turing como rosto da nova nota de 50 libras

    Placeholder - loading - news single img
    Presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, apresenta nova nota de 50 libras com rosto de Alan Turing 15/07/2019 REUTERS/Andrew Yates

    3901

    Publicada em  

    Por Andrew Yates

    MANCHESTER, Inglaterra (Reuters) - O matemático Alan Turing, que decifrou um código nazista e ajudou os Aliados a vencerem a Segunda Guerra Mundial, mas que cometeu suicídio depois de ser condenado por homossexualidade, será o rosto da nova nota de 50 libras, anunciou o Banco da Inglaterra nesta segunda-feira.

    'Como pai da ciência da computação e da inteligência artificial, além de herói de guerra, as contribuições de Alan Turing foram abrangentes e desbravadoras', disse o presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, que tomou a decisão final sobre a escolha.

    'Turing é um gigante em cujos ombros muitos se erguem agora'.

    A máquina eletromecânica de Turing, uma precursora dos computadores modernos, desvendou o código Enigma usado pela Alemanha nazista e ajudou a dar uma vantagem aos Aliados na batalha naval pelo controle do Atlântico.

    Credita-se ao seu trabalho em Bletchley Park, o centro de decifração de códigos britânico nos tempos da guerra, ter encurtado o conflito e poupado milhares de vidas.

    Mas ele perdeu o emprego e foi castrado quimicamente depois de ser condenado por indecência grave em 1952 por fazer sexo com um homem – o sexo homossexual foi ilegal no Reino Unido até 1967.

    Turing se matou em 1954, aos 41 anos, com cianureto. Em 2013, a rainha Elizabeth lhe concedeu um perdão real da condenação criminal que levou ao seu suicídio.

    O filme 'O Jogo da Imitação', de 2014, no qual Benedict Cumberbatch interpreta Turing, recebeu o Oscar de melhor roteiro adaptado.

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. inglaterra escolhe matematico …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.