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Investigação do Irã diz que avião ucraniano estava em chamas no ar antes de cair

Investigação do Irã diz que avião ucraniano estava em chamas no ar antes de cair

Reuters

09/01/2020

Placeholder - loading - Colega de tripulantes do voo da Ukraine International Airlines que caiu pouco após decolar de Teerã coloca velas em memorial no aeroporto Boryspil, em Kiev 08/01/2020 REUTERS/Valentyn Ogirenko
Colega de tripulantes do voo da Ukraine International Airlines que caiu pouco após decolar de Teerã coloca velas em memorial no aeroporto Boryspil, em Kiev 08/01/2020 REUTERS/Valentyn Ogirenko

DUBAI (Reuters) - Um avião comercial ucraniano pegou fogo no ar antes de cair a sudoeste de Teerã, matando todas as 176 pessoas a bordo, de acordo com um relatório inicial de investigadores iranianos.

O Boeing 737-800 da Ukrainian International Airlines, que voava para Kiev e transportava principalmente iranianos e iraniano-canadenses, caiu na quarta-feira pouco depois de decolar do aeroporto Imã Khomeini, em Teerã.

O relatório da agência de aviação civil do Irã citou testemunhas no local e em uma aeronave que passava em alta altitude, segundo as quais o avião estava em chamas em pleno ar.

O avião de três anos de uso, que havia passado por sua última manutenção programada na segunda-feira, teve um problema técnico pouco depois da decolagem e começou a seguir para um aeroporto próximo antes de cair, segundo o relatório.

O problema técnico não foi especificado no relatório, que ainda disse que não houve comunicação de rádio do piloto e que a aeronave desapareceu do radar a 2.440 metros.

Até agora não está claro se qualquer questão técnica pode estar relacionada a uma falha mecânica ou uma peça defeituosa.

O desastre voltou a chamar a atenção para a Boeing, que enfrenta uma crise de segurança por causa de outro modelo 737, mas o avião que caiu no Irã não usa o dispositivo que se acredita ter provocado quedas do 737 MAX, que atualmente está fora de uso.

O relatório iraniano se refere à queda como um 'acidente'.

Investigações sobre quedas de aviões de carreira são complexas, exigindo que agências reguladoras, especialistas e empresas de várias jurisdições internacionais trabalhem juntas. Emitir um relatório inicial em 24 horas é raro, e podem ser necessários meses para se determinar plenamente a causa.

Uma fonte de segurança canadense disse à Reuters que existem indícios de que um dos motores superaqueceu.

A queda ocorreu horas depois de o Irã realizar ataques com mísseis contra forças lideradas pelos Estados Unidos no Iraque, provocando a especulação de que o avião poderia ter sido atingido.

A avaliação inicial de agências de inteligência ocidentais foi que o avião sofreu um mal funcionamento técnico e não foi derrubado por um míssil, disseram à Reuters cinco fontes de segurança --três norte-americanas, uma europeia e uma canadense--, que pediram para não ser identificadas.

Em Kiev, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que o governo está analisando várias causas possíveis para a tragédia.

Corpos e partes de corpos recuperados do local da queda foram levados ao escritório do médico legista para identificação, disse o relatório.

(Por Alexander Cornwell; Reportagem adicional de Pavel Polityuk)

Reuters

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