Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Irã diz à AIEA que vai renovar acordo de monitoramento nuclear por um mês

Placeholder - loading - Bandeiras do Irã em prédio da ONU em Viena 24/05/2021 REUTERS/Lisi Niesner
Bandeiras do Irã em prédio da ONU em Viena 24/05/2021 REUTERS/Lisi Niesner

Publicada em  

Por Parisa Hafezi

DUBAI (Reuters) - O Irã informou à agência de fiscalização nuclear da ONU que decidiu estender um acordo de monitoramento com a entidade por um mês, disse o enviado de Teerã à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nesta segunda-feira.

O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, confirmou que o acordo foi estendido até 24 de junho, evitando o fracasso de negociações mais amplas voltadas a reviver o acordo nuclear de 2015 do Irã com potências mundiais.

A AIEA e o Irã firmaram um acordo de monitoramento de três meses em fevereiro para amortecer o golpe da redução da cooperação do Irã com a agência, que permitiu o monitoramento de algumas atividades nucleares que de outra forma teriam continuado sem fiscalização.

Teerã disse no domingo que o acordo expirou e que o acesso da AIEA a imagens de dentro de algumas instalações nucleares iranianas cessaria.

'O diretor-geral da AIEA hoje (segunda-feira) foi informado da decisão do Irã de prorrogar o acordo por um mês', disse Kazem Gharibabadi, embaixador de Teerã na agência da ONU com sede em Viena, segundo a mídia estatal.

'Os dados dos últimos três meses ainda estão na posse do Irã e não serão entregue à AIEA. Os dados para o próximo mês irão permanecer apenas com o Irã, segundo o acordo', disse Gharibabadi.

Diplomatas ocidentais disseram que não prorrogar o acordo de monitoramento com a AIEA poderia prejudicar os esforços para salvar o acordo de 2015, que visa impedir o Irã de desenvolver armas nucleares. Teerã diz que nunca buscou armadas.

O Irã e as potências mundiais retomarão as negociações em Viena nesta semana sobre o acordo nuclear, do qual os Estados Unidos saíram há três anos. Os EUA voltaram a impor sanções à República Islâmica.

'Eu recomendo que eles usem esta oportunidade, que foi fornecida de boa fé pelo Irã, e levantem todas as sanções de uma maneira prática e verificável', disse Gharibabadi.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ira diz a aiea que vai …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.