Irã diz que sua posição nas negociações nucleares com EUA permanece constante
Irã diz que sua posição nas negociações nucleares com EUA permanece constante
Reuters
05/05/2025
DUBAI (Reuters) - O Irã continua comprometido com a diplomacia com os Estados Unidos, disse o governo na segunda-feira, depois que a quarta rodada de negociações nucleares com Washington, prevista para 3 de maio em Roma, foi adiada por 'razões logísticas'.
'Anunciamos nosso compromisso de continuar o caminho do diálogo e da diplomacia, e mostramos nossa total prontidão ao participar de várias rodadas de negociações', disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baghaei.
O porta-voz acrescentou que Teerã é flexível em relação ao cronograma das negociações e está aguardando detalhes do mediador Omã sobre a próxima rodada de conversas com os EUA.
'O que importa para nós é o comportamento e as posições da equipe de negociação dos EUA', disse Baghaei, acrescentando que as declarações contraditórias das autoridades dos EUA são 'inúteis' e não afetariam a determinação de Teerã de defender suas posições fundamentais, incluindo seu direito de enriquecer urânio internamente.
Na quinta-feira, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que o Irã deveria importar urânio enriquecido para seu programa nuclear em vez de ter a capacidade de enriquecer urânio em casa.
O presidente dos EUA, Donald Trump, que se retirou de um acordo nuclear de 2015 entre o Irã e as potências mundiais, ameaçou bombardear o Irã caso não se chegue a um acordo com seu governo para resolver a disputa de longa data sobre o programa nuclear iraniano, que, segundo os países ocidentais, está voltado para a fabricação de armas.
O Irã insiste que seu programa nuclear é puramente para fins civis e Baghaei disse nesta segunda-feira que 'muitas questões já estão resolvidas se houver verdade na exigência dos EUA de que a República Islâmica não deve possuir armas nucleares'.
Teerã também está pronta para reagendar uma rodada de negociações nucleares com Reino Unido, França e Alemanha, afirmou Baghaei, depois que as negociações entre Irã e os três países europeus, planejadas para 2 de maio na Itália, também foram adiadas.
(Reportagem da Redação de Dubai)
Reuters

