Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Irã enriquece urânio com novo tipo de máquina avançada em usina subterrânea, diz AIEA

    Placeholder - loading - news single img
    Usina de enriquecimento de urânio de Natanz, no Irã 30/03/2005 REUTERS/Raheb Homavandi

    Publicada em  

    Por Francois Murphy

    VIENA (Reuters) - O Irã começou a enriquecer urânio em sua usina subterrânea de Natanz com um segundo tipo de centrífuga avançada, a IR-4, afirmou a agência reguladora da ONU para a questão nuclear em um relatório visto pela Reuters nesta terça-feira, em mais uma quebra do acordo de Teerã com grandes potências mundiais.

    O Irã acelerou recentemente o rompimento das restrições do acordo sobre atividades nucleares, em uma aparente tentativa de pressionar o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enquanto ambos os lados estão envolvidos em um impasse sobre quem deveria agir primeiro para garantir a sobrevivência do acordo.

    A quebra do acordo por Teerã começou em 2019 em resposta à retirada dos EUA e com a reimposição de sanções econômicas dos EUA contra o Irã sob o antecessor de Biden, Donald Trump, que era contra o acordo e tentou afundá-lo.

    No ano passado, o Irã começou a levar três conjuntos de modelos diferentes de centrífugas de uma usina de superfície em Natanz para sua Usina de Enriquecimento de Combustíveis (FEP, na sigla em inglês) subterrânea. O país já faz o enriquecimento subterrâneo com centrífugas IR-2m. O acordo permite que o país faça o enriquecimento naquela instalação apenas com máquinas de primeira geração IR-1.

    'No dia 15 de março de 2021, a agência verificou que o Irã começou a alimentar o conjunto de 174 centrífugas IR-4 já instaladas na FEP com UF6 natural', afirma a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) no relatório direcionado aos países membros datado de segunda-feira, em referência ao hexafluoreto de urânio, a forma em que o urânio é alimentado nas centrífugas para o enriquecimento.

    O Irã já indicou que agora planeja instalar um segundo conjunto de centrífugas IR-4 na FEP, mas a instalação ainda não começou, diz o relatório. O Irã já aumentou o número de máquinas IR-2m, que são muito mais eficientes que a IR-1, instaladas na usina subterrânea.

    O Irã enriquece urânio com até 20% de pureza em outra usina, em Fordow.

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. ira enriquece uranio com novo …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.